Seminário Desafios do Jornalismo debate a cobertura de tragédias na televisão


Por Willian Miranda

 

Seminário fala sobre o desafio de fazer jornalismo em tragédias. Foto: Lucas Schneider

Na noite de ontem,  numa parceria entre o curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano e  a RBS TV, discutiu-se a  cobertura jornalística em televisão da tragédia da boate Kiss. No local, além de professores, alunos e funcionários da Unifra.

O evento contou com a presença do Coordenador da RBS Santa Maria, Luís Eduardo da Silva, da repórter e editora do RBS Notícia de Santa Maria, Juliana Motta e com o coordenador da Rede e de todas as equipes da RBS TV do interior, Norton Kappel.

O assunto foi marcado com relatos dos palestrantes acerca dos bastidores da tragédia.  Norton que esteve em Santa Maria na semana do acontecimento, intitulou como a maior cobertura e a mais impactante do jornalismo gaúcho.  A cobertura teve 50 profissionais da RBS TV do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, ainda, com 20 profissionais da Rede Globo.

Norton Kappel. Foto: Lucas Schneider

Norton falou sobre a dificuldade de administrar tantas pessoas dentro de um caos, e entende que senão fosse à ética e confiança no trabalho de suas equipes não teria conseguido, “esses pontos são essenciais para uma equipe de televisão.” afirma.

Juliana Motta esteve presente em quase todas as inserções da RBS e, em 15 programas da TV Globo. Relatou como foram as primeiras horas de cobertura, dizendo que por mais que já estivesse passado por algumas situações extremas, nada foi e pode ser comparado com a tragédia. Quando se defrontou com aquela situação não teve reação por, no mínimo, dez minutos e só depois conseguiu pensar em começar a trabalhar. “Fomos atropelados pelo factual”, comenta a repórter.

A palestra teve ainda, muitas perguntas dos ouvintes e de internautas que acompanhavam a cobertura pelo site da Agência Central Sul, sobre credibilidade, assistência psicológica, espaço, tempo e sensacionalismo na televisão.

A palestra faz parte do seminário Desafio do Jornalismo que hoje à noite  vai debater o jornalismo impresso, com a presença do editor chefe de Zero Hora, Nilson Vargas. O evento acontece a partir das 19 horas, no prédio 16, na sala de videoconferência.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *