Visual merchandising na abertura do 11º Fórum de Comunicação


Por Luisa Neves

 

Teve início nesta quarta-feira pela manhã, dia 21, no Centro Universitário Franciscano, o 11° Fórum de Comunicação, que, a partir do tema “Santo de casa faz milagre”, traz diversos ex-alunos para compartilhar suas experiências profissionais.

As atividades iniciaram cedo da manhã, às 8h, com a presença de cerca de 150 acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Na abertura, a professora Sibila Rocha, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, aplaudiu a equipe organizadora e agradeceu o empenho de todos os envolvidos e participantes.

A primeira palestra da manhã foi dos irmãos Sadi João Gioda Neto Claudio Roberto Gioda Junior, egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Arquitetura, respectivamente. Sob o tema “Visual Merchandising: e o encontro de ideias de Arquitetura e Publicidade”, os palestrantes relataram suas experiências em diversos municípios do Rio Grande do Sul, entre os quais Santiago.

Segundo Sadi, é necessário chamar a atenção do consumidor para oportunizar a compra por impulso. “Trabalhamos desde o design da loja até as vitrines, interiores e campanhas publicitárias”, comenta. “Em dois anos fizemos 40 espaços comerciais: fruteiras, ambulatórios, lojas de calçados, boutiques e concessionárias. Pegamos os projetos no osso, ou seja, fizemos tudo”, relata Claudio Gioda.

Como funciona o projeto de uma loja na Gioda – Conceitos e dicas

A empresa cria fachadas, vitrines e interiores comerciais.
O principal conceito é a integração.
Não vendem produtos e sim experiências.
Conhecer o fornecedor.
Saber o máximo sobre o cliente.
Buscar referenciais. Não é copiar tudo, mas trabalhar a partir de fundamentos.
Fazer questionário sobre as necessidades básicas do cliente.
Explicar porque mudamos a ideia do cliente.

A palestra foi dinâmica, mostrando o quanto os egressos sentiram-se em casa no Centro Universitário Franciscano. Através de dicas práticas e de maneira descontraída, Claudio e Sadi conquistaram a atenção dos ouvintes nesta manhã de abertura.

A programação da edição 2013 do Fórum de Comunicação segue durante à tarde com Oficinas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, a partir das 14h e, às 20h, ocorre a palestra “TV, Cultura, Educação e Cidadania”, com a jornalista Maria Helena Da Silva Ruduit da TVE-RS.

Informações completas sobre a programação e inscrições podem ser feitas aqui

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *