Pet shops estão em alta em Santa Maria


Por Agência CentralSul de Notícias

 

A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas. O Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, que conquistam espaço nos lares das famílias. Isto ocorre porque o perfil da família brasileira já não é mais o mesmo, e com as mudanças, os bichinhos ganharam um lugar cativo dentro das casas.

Quem mais ganha com esse novo cenários são as “pet shops”, lojas que oferecem atendimento veterinário a animais de estimação. O Brasil é o segundo maior mercado mundial de itens pet. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor faturou 15,2 bilhões de reais em 2013, um crescimento de 7,3% em relação a 2012. A meta para 2014 é ultrapassar a casa dos R$ 15 bilhões atingindo o patamar de R$ 20 bilhões até o ano de 2020.

Tabela 2

 

Sem título
O boom do mercado pet

O crescimento do setor teve sua explosão há alguns anos. Dezenas de “pet shops” foram abertos só em Santa Maria para atender a demanda de novos animais, especialmente nos serviços em alta no mercado: banho, tosa, hospedagem, medicamentos veterinários, sistema de busca e entrega dentre outros. Os produtos campeões de vendas são rações, ossinhos, bifinhos, palitinhos e biscoitos indicados para os pets.

DSC01401

A veterinária e proprietária de uma clínica no Km3, Anelise Requia, 39 anos, evidenciou o grande salto  que o mercado pet deu nos últimos anos, deixando para trás as agropecuárias que detinham a exclusividade sobre este segmento. “A cidade de Santa Maria tem uma infinidade de profissionais e Pets especializados em banho e tosa”. Há quase 15 anos no mercado de trabalho, Anelise nos relatou que quando abriu seu negócio quase não aviam “pet shop” na cidade.

Outro segmento que vem se destacando é a hospedagem para cães e gatos. A veterinária nos relatou como teve esta ideia, “eu fui viajar e precisei de um lugar para deixar meu cachorro. Não encontrei nem um, foi então que na volta da viagem, veio a ideia de abrir um espaço para receber os bichinhos de estimação.

“Temos clientes que vão viajar durante 20, até 60 dias, e durante todo este tempo seus bichinhos ficam sob nossos cuidados”, conta Anelise.

Para os donos ficarem sabendo como seu animalzinho está sendo cuidado, algumas empresas enviam até fotos do animal no período. “Oferecemos via Facebook um contato com seu Pet, através de foto”, explica a veterinária.

Serviços mais procurados são banho e tosa

Felipe

É no segmento de serviços que o casal de empresários de Santa Maria, Felipe Zanella e Camila Garcia Bolzam, atua há quase 3 anos. Segundo Felipe, para abrir um “pet shop” não basta só ter dinheiro, mas sim gostar de animais, pois esta função requer um zelo e muita paciência do profissional. “A dedicação e o cuidado com os animais foram determinantes para impulsionar o nosso negócio”, conclui o empresário.

 

Como escolher a pet shop certa

gralça

Maria das Graças, 57 anos usuária deste tipo de serviço nos da dicas de como escolher um bom lugar para levar seu bichinho de estimação.

“Uma visita como quem não quer nada, converse com os funcionários, com a equipe, veja como eles te recebem, como eles promovem seus serviços e, claro, a pesquisa de mercado é fundamental. Converse com clientes que já estão levando seus animais no pet e pergunte o que eles estão achando. Procure saber se a loja possui mais de um tratador, para que seu bichinho seja atendido por um de cada vez para se adaptar melhor”, enfatiza Maria das Graças.

Apesar do crescimento acelerado no ramo dos serviços prestados pelos Pets, a alimentação ainda corresponde por mais da metade do faturamento anual deste mercado.

Grafico 1

 

 Por Róger Haeffner, para a disciplina de Jornalismo Online

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *