Santa Maria, RS (ver mais >>)

Santa Maria, RS, Brazil

A fórmula para o sucesso

Foto Felipe Michalski (agência)
Alunos aproveitam aulões para pegar as últimas dicas para o Enem. (Foto: Felipe Michalski/ Laboratório de Fotografia e Memória)

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mas para mais de 7,7 milhões de estudantes é o mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Eles preparam-se o ano todo, ou até mesmo durante anos para a tão sonhada vaga em uma universidade federal ou em alguma universidade particular. É fórmula de matemática, diagramas de biologia e muita leitura na literatura. Esses milhões de jovens veem nesta prova uma oportunidade de realizar seus sonhos e ter um futuro melhor.

– O  ENEM não é nada parecido com o vestibular tradicional com o qual estávamos acostumados. Diante disso, precisei aprimorar mais a Matemática, pois são 45 questões o que pesa bastante na pontuação da prova. Revela Thadeu de Oliveira Lucca, que há dois  anos tenta sua vaga em medicina.

A prova ocorre neste final de semana, no sábado e no domingo (24 e 25) e conta com 4h30min de duração no primeiro dia e 5h30min de duração no segundo dia. No dia 24(sábado) as matérias abordadas serão física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Já no dia 25(domingo) serão cobradas as disciplinas de matemática, português, língua estrangeira (Inglês ou espanhol), literatura, educação física, artes e por fim, mas não menos importante, terão de fazer a redação.

Não esqueça sua caneta preta, de tubo transparente, um documento oficial com foto e fique atento aos horários de fechamento dos portões em cada estado.

pauta enem 1

pauta enem 3

pauta enem 2

pauta enem..

– Até hoje “tô” comendo só besteira e coloco um vídeo aula até pegar no sono. Acho que preparação eu tive. Se eu deixar o lado emocional agir, vou pensar que podia ter estudado mais, sei, todavia, que fiz o meu máximo. Relata Pedro José Silva, que também está no seu segundo ano de preparação para medicina.

E para tranquilizar ainda mais os estudantes, a Agência Central Sul foi buscar aquelas últimas dicas com os professores do Riachuelo Pré-Vestibular e com os professores do Totem Vestibulares:

Física, por Vasco, Riachuelo Pré-Vestibular: “Energias em geral, identificando-as em cinética ou mecânica, converter essa energia, pergunta sobre temperatura, questão envolvendo conceito de calor, pois está no nosso dia-a-dia, e alguma questão envolvendo cinemática também e principalmente questão envolvendo consumo de energia elétrica.”.

Química, por Carla, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuida a parte de cálculos químicos que envolvem as relações estequiométricas, como o numero de mol, o numero de moléculas, que pode aparecer junto com a parte de soluções que trabalha com a maior parte das concentrações em mols/litro. A termoquímica quando a gente trabalha com quantidade de energia, principalmente nas reações de combustão (de queima). Cuidar, do mesmo modo, as quantidades estequiométricas. Atentar para a parte de eletroquímica que aplica a reciclagem de material, com metal de sacrifício então deve-se olha o potencial das pilhas, tem que olhar que quanto maior o potencial de redução, maior a tendência a reduzir. E um outro ponto que pode casar com a biologia é a a cinética química, que envolve as reações químicas e toda a parte dos fatores que alteram a velocidade (temperatura, pressão, superfície de contato). O equilíbrio químico envolvendo pH e pOH e a parte de sais (sal acido, básico ou neutro), determinando se o sal vem do um acido forte, de uma base forte ou de um acido fraco, uma base fraca.”.

Biologia, por Regina e Cadidja, Riachuelo Pré-Vestibular: “Ecologia para conscientizar o aluno a exercer sua cidadania, genética na parte de doenças, síndromes, sinais, sintomas, vacinas, soros, DST’s; higiene, promoção de saúde, tudo que envolve nossa vida e nossa saúde.”.

História, por Bussunda, Riachuelo Pré-Vestibular: “O conteúdo de Brasil abrange mais da metade da prova. O século XX também está presente, os governos de Vargas, dos militares, o período da redemocratização, a própria republica velha ou no século XIX o segundo reinado. E na história geral o nazismo, fascismo, a crise de 29, o ambiente cultural da época da guerra fria(o movimento hippie, movimento estudantil no Brasil nos anos 60, movimento negro, feminismo).”

Geografia, por Giba, Riachuelo Pré-Vestibular: “Leitura dos textos e imagens (isso mesmo, imagem se lê), pois boa parte das respostas estará neles. Assuntos do cotidiano como problemas sociais e ambientais, taxas demográficas, urbanização, transportes e fontes de energia costumam aparecer.”

Filosofia e Sociologia, por Josi, Totem Vestibulares: “Na filosofia pode vir à ética, algo relacionado ao direito dos animais, o uso de animais na ciência, o consumo de carne animal, a ética aristotélica, a filosofia politica e a teoria do conhecimento (racionalismo, empirismo). Já na parte da sociologia, acredito que venha algo sobre os direitos humanos, principalmente por causa dos conflitos e seus refugiados, a questão da violência e do direito das mulheres (pela aprovação da lei do feminicídio), talvez possa aparecer algo relacionado ao Marx e questões de globalização geral para dialogar com a geografia.”.

Matemática, por Levi, Totem Vestibulares: “A prova do Enem de matemática é uma das mais completas, pois contempla todos os conteúdos e ela privilegia o conhecimento geral do aluno e a visão logico-matemática que precisamos ter. Dentro das apostas para o Enem está a matemática mais fundamental (a regra de três, porcentagem, equacionamento). Metade da prova é para resolução de problemas diários. Usar a simplificação também ajuda na questão do tempo, o aluno não precisa realizar todos os cálculos que aparecem, basta ele usar o raciocínio logico. E em termos de conteúdo temos três eixos: a álgebra (funções de primeiro e segundo grau); o conhecimento geométrico; e a parte de estática, probabilidade e analise combinatória.”.

Português, por Simone, Riachuelo Pré-Vestibular: “Gêneros textuais envolvendo questões de gêneros digitais (blogs, redes sociais, chat, hipertextos), variedades linguísticas, funções da linguagem, muitas questões envolvendo o porquê do humor e elementos de coesão, tudo isso dentro do contexto de interpretação das questões.”.

Espanhol, por Gabriela, Riachuelo Pré-Vestibular: “A prova é basicamente compreensão e interpretação textual, gêneros textuais (histórias em quadrinho, texto jornalístico, charge, fragmentos de contos e de música). Mas o que é bem importante revisar é as conjunções, os elementos de coesão para uma melhor interpretação do texto, pois o aluno não precisa traduzir palavra por palavra, a questão normalmente pede uma compreensão geral do texto para responder a pergunta.”.

Inglês, por Denise e Manu, Riachuelo Pré-Vestibular: “Exige compreensão de texto, conjunções o aluno deve revisar, pronomes, questões de referencial, cuidar o enunciado, pois ele vem dividido em duas partes, a primeira vai te situar sobre o texto e na segunda parte vai ter o comando da questão, que é o que está sendo pedido. Cuidar a linguagem não verbal, as partes destacadas no texto são de extrema importância também. E por fim, observar a fonte do texto, pois é onde tu vais ter a confiabilidade do teu conteúdo.”.

Literatura, por Lucas, Totem Vestibulares: “A literatura vem interagindo com as outras áreas do conhecimento, como a história, a outras artes como a pintura, arquitetura, a escultura e com a própria filosofia. O que aparece são períodos literários, na literatura brasileira desde 1500 até o período contemporâneo. O que eles podem colocar também são dois textos de períodos diferentes, perguntando sobre a intenção dos autores.”.

Artes, por Jonathas, Riachuelo Pré-Vestibular: “A semana de 22, arte moderna brasileira, as vanguardas europeias. Mas a prova não vem necessariamente vinculada à prova de literatura, ou história, vem com questões especificas também.”.

Educação Física, por Alessandra, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuidar os benefícios da atividade física para o organismo, anaeróbio (não usa oxigênio), aeróbio (usa oxigênio), e os princípios de treinamento (Individualidade Biológica, Adaptação, Sobrecarga e Continuidade).”.

Redação, por Rosangela, Riachuelo Pré-Vestibular: “O aluno pode ficar tranquilo quanto ao tema de redação, pois é algo dentro da realidade dele, e é algo que diz respeito à cidadania. Mas podemos citar alguns temas possíveis: a questão da religião, por exemplo, indiretamente ligada à questão do estatuto da família, excluindo os , que já são reconhecidos pelo judiciário. E isso poderia ser uma questão de até que ponto num estado laico, como o Brasil, esses aspectos religiosos estão impactando e até que ponto isso teria uma volta da discriminação pela religião. Ou o ponto das empregadas domésticas, referindo-se à legislação, e o foco deles pode ser no juízo de pros e contras. E um possível terceiro aspecto, a água, na questão da má administração da agua potável. Mas o aluno deve cuidar a leitura da proposta, se é positivo ou negativo, se é causa ou consequência, ou se eles pedem só a solução que é uma característica do Enem e cuidar para não colocar essa solução só no paragrafo de conclusão. Porém o aluno deve deter-se no comando da redação e ver o que é pedido, se é causa-consequência-solução, pode-se colocar a causa-consequência nos parágrafos de desenvolvimento e a solução na conclusão. Mas a solução, além de ter ‘o que fazer’ e ‘para que fazer’, deve constar ‘como fazer’ e ‘quem vai fazer’.

– A prova do Enem exige muita superação física. A sugestão é fazer a prova de línguas antes, pois o aluno vai estar mais calmo e tranquilo e depois faz a de matemática e as outras questões. E também da uma saída, vai no banheiro, lava o rosto, toma uma água, leva uma barrinha de cereal. É importante isso, porque a prova do Enem não pode ser chutada, tu deve marcar a correta ou a quase correta, pra tua média não cair muito. É o conselho das professoras Denise e Manu, de inglês do Riachuelo Pré-Vestibular.

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adicione o texto do seu título aqui

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Foto Felipe Michalski (agência)
Alunos aproveitam aulões para pegar as últimas dicas para o Enem. (Foto: Felipe Michalski/ Laboratório de Fotografia e Memória)

Outubro é o mês da prevenção do câncer de mama, do dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mas para mais de 7,7 milhões de estudantes é o mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Eles preparam-se o ano todo, ou até mesmo durante anos para a tão sonhada vaga em uma universidade federal ou em alguma universidade particular. É fórmula de matemática, diagramas de biologia e muita leitura na literatura. Esses milhões de jovens veem nesta prova uma oportunidade de realizar seus sonhos e ter um futuro melhor.

– O  ENEM não é nada parecido com o vestibular tradicional com o qual estávamos acostumados. Diante disso, precisei aprimorar mais a Matemática, pois são 45 questões o que pesa bastante na pontuação da prova. Revela Thadeu de Oliveira Lucca, que há dois  anos tenta sua vaga em medicina.

A prova ocorre neste final de semana, no sábado e no domingo (24 e 25) e conta com 4h30min de duração no primeiro dia e 5h30min de duração no segundo dia. No dia 24(sábado) as matérias abordadas serão física, química, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. Já no dia 25(domingo) serão cobradas as disciplinas de matemática, português, língua estrangeira (Inglês ou espanhol), literatura, educação física, artes e por fim, mas não menos importante, terão de fazer a redação.

Não esqueça sua caneta preta, de tubo transparente, um documento oficial com foto e fique atento aos horários de fechamento dos portões em cada estado.

pauta enem 1

pauta enem 3

pauta enem 2

pauta enem..

– Até hoje “tô” comendo só besteira e coloco um vídeo aula até pegar no sono. Acho que preparação eu tive. Se eu deixar o lado emocional agir, vou pensar que podia ter estudado mais, sei, todavia, que fiz o meu máximo. Relata Pedro José Silva, que também está no seu segundo ano de preparação para medicina.

E para tranquilizar ainda mais os estudantes, a Agência Central Sul foi buscar aquelas últimas dicas com os professores do Riachuelo Pré-Vestibular e com os professores do Totem Vestibulares:

Física, por Vasco, Riachuelo Pré-Vestibular: “Energias em geral, identificando-as em cinética ou mecânica, converter essa energia, pergunta sobre temperatura, questão envolvendo conceito de calor, pois está no nosso dia-a-dia, e alguma questão envolvendo cinemática também e principalmente questão envolvendo consumo de energia elétrica.”.

Química, por Carla, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuida a parte de cálculos químicos que envolvem as relações estequiométricas, como o numero de mol, o numero de moléculas, que pode aparecer junto com a parte de soluções que trabalha com a maior parte das concentrações em mols/litro. A termoquímica quando a gente trabalha com quantidade de energia, principalmente nas reações de combustão (de queima). Cuidar, do mesmo modo, as quantidades estequiométricas. Atentar para a parte de eletroquímica que aplica a reciclagem de material, com metal de sacrifício então deve-se olha o potencial das pilhas, tem que olhar que quanto maior o potencial de redução, maior a tendência a reduzir. E um outro ponto que pode casar com a biologia é a a cinética química, que envolve as reações químicas e toda a parte dos fatores que alteram a velocidade (temperatura, pressão, superfície de contato). O equilíbrio químico envolvendo pH e pOH e a parte de sais (sal acido, básico ou neutro), determinando se o sal vem do um acido forte, de uma base forte ou de um acido fraco, uma base fraca.”.

Biologia, por Regina e Cadidja, Riachuelo Pré-Vestibular: “Ecologia para conscientizar o aluno a exercer sua cidadania, genética na parte de doenças, síndromes, sinais, sintomas, vacinas, soros, DST’s; higiene, promoção de saúde, tudo que envolve nossa vida e nossa saúde.”.

História, por Bussunda, Riachuelo Pré-Vestibular: “O conteúdo de Brasil abrange mais da metade da prova. O século XX também está presente, os governos de Vargas, dos militares, o período da redemocratização, a própria republica velha ou no século XIX o segundo reinado. E na história geral o nazismo, fascismo, a crise de 29, o ambiente cultural da época da guerra fria(o movimento hippie, movimento estudantil no Brasil nos anos 60, movimento negro, feminismo).”

Geografia, por Giba, Riachuelo Pré-Vestibular: “Leitura dos textos e imagens (isso mesmo, imagem se lê), pois boa parte das respostas estará neles. Assuntos do cotidiano como problemas sociais e ambientais, taxas demográficas, urbanização, transportes e fontes de energia costumam aparecer.”

Filosofia e Sociologia, por Josi, Totem Vestibulares: “Na filosofia pode vir à ética, algo relacionado ao direito dos animais, o uso de animais na ciência, o consumo de carne animal, a ética aristotélica, a filosofia politica e a teoria do conhecimento (racionalismo, empirismo). Já na parte da sociologia, acredito que venha algo sobre os direitos humanos, principalmente por causa dos conflitos e seus refugiados, a questão da violência e do direito das mulheres (pela aprovação da lei do feminicídio), talvez possa aparecer algo relacionado ao Marx e questões de globalização geral para dialogar com a geografia.”.

Matemática, por Levi, Totem Vestibulares: “A prova do Enem de matemática é uma das mais completas, pois contempla todos os conteúdos e ela privilegia o conhecimento geral do aluno e a visão logico-matemática que precisamos ter. Dentro das apostas para o Enem está a matemática mais fundamental (a regra de três, porcentagem, equacionamento). Metade da prova é para resolução de problemas diários. Usar a simplificação também ajuda na questão do tempo, o aluno não precisa realizar todos os cálculos que aparecem, basta ele usar o raciocínio logico. E em termos de conteúdo temos três eixos: a álgebra (funções de primeiro e segundo grau); o conhecimento geométrico; e a parte de estática, probabilidade e analise combinatória.”.

Português, por Simone, Riachuelo Pré-Vestibular: “Gêneros textuais envolvendo questões de gêneros digitais (blogs, redes sociais, chat, hipertextos), variedades linguísticas, funções da linguagem, muitas questões envolvendo o porquê do humor e elementos de coesão, tudo isso dentro do contexto de interpretação das questões.”.

Espanhol, por Gabriela, Riachuelo Pré-Vestibular: “A prova é basicamente compreensão e interpretação textual, gêneros textuais (histórias em quadrinho, texto jornalístico, charge, fragmentos de contos e de música). Mas o que é bem importante revisar é as conjunções, os elementos de coesão para uma melhor interpretação do texto, pois o aluno não precisa traduzir palavra por palavra, a questão normalmente pede uma compreensão geral do texto para responder a pergunta.”.

Inglês, por Denise e Manu, Riachuelo Pré-Vestibular: “Exige compreensão de texto, conjunções o aluno deve revisar, pronomes, questões de referencial, cuidar o enunciado, pois ele vem dividido em duas partes, a primeira vai te situar sobre o texto e na segunda parte vai ter o comando da questão, que é o que está sendo pedido. Cuidar a linguagem não verbal, as partes destacadas no texto são de extrema importância também. E por fim, observar a fonte do texto, pois é onde tu vais ter a confiabilidade do teu conteúdo.”.

Literatura, por Lucas, Totem Vestibulares: “A literatura vem interagindo com as outras áreas do conhecimento, como a história, a outras artes como a pintura, arquitetura, a escultura e com a própria filosofia. O que aparece são períodos literários, na literatura brasileira desde 1500 até o período contemporâneo. O que eles podem colocar também são dois textos de períodos diferentes, perguntando sobre a intenção dos autores.”.

Artes, por Jonathas, Riachuelo Pré-Vestibular: “A semana de 22, arte moderna brasileira, as vanguardas europeias. Mas a prova não vem necessariamente vinculada à prova de literatura, ou história, vem com questões especificas também.”.

Educação Física, por Alessandra, Riachuelo Pré-Vestibular: “Cuidar os benefícios da atividade física para o organismo, anaeróbio (não usa oxigênio), aeróbio (usa oxigênio), e os princípios de treinamento (Individualidade Biológica, Adaptação, Sobrecarga e Continuidade).”.

Redação, por Rosangela, Riachuelo Pré-Vestibular: “O aluno pode ficar tranquilo quanto ao tema de redação, pois é algo dentro da realidade dele, e é algo que diz respeito à cidadania. Mas podemos citar alguns temas possíveis: a questão da religião, por exemplo, indiretamente ligada à questão do estatuto da família, excluindo os , que já são reconhecidos pelo judiciário. E isso poderia ser uma questão de até que ponto num estado laico, como o Brasil, esses aspectos religiosos estão impactando e até que ponto isso teria uma volta da discriminação pela religião. Ou o ponto das empregadas domésticas, referindo-se à legislação, e o foco deles pode ser no juízo de pros e contras. E um possível terceiro aspecto, a água, na questão da má administração da agua potável. Mas o aluno deve cuidar a leitura da proposta, se é positivo ou negativo, se é causa ou consequência, ou se eles pedem só a solução que é uma característica do Enem e cuidar para não colocar essa solução só no paragrafo de conclusão. Porém o aluno deve deter-se no comando da redação e ver o que é pedido, se é causa-consequência-solução, pode-se colocar a causa-consequência nos parágrafos de desenvolvimento e a solução na conclusão. Mas a solução, além de ter ‘o que fazer’ e ‘para que fazer’, deve constar ‘como fazer’ e ‘quem vai fazer’.

– A prova do Enem exige muita superação física. A sugestão é fazer a prova de línguas antes, pois o aluno vai estar mais calmo e tranquilo e depois faz a de matemática e as outras questões. E também da uma saída, vai no banheiro, lava o rosto, toma uma água, leva uma barrinha de cereal. É importante isso, porque a prova do Enem não pode ser chutada, tu deve marcar a correta ou a quase correta, pra tua média não cair muito. É o conselho das professoras Denise e Manu, de inglês do Riachuelo Pré-Vestibular.