Recomendação cultural: ‘Antes de partir’


Por Amanda Souza

 

Antes de partir, 2007. Foto: Divlgação

Antes de partir, 2007. Foto: Divlgação

O filme protagonizado por Morgan Freeman e Jack Nicholson, Antes de Partir, conta a história de dois homens que se tornam amigos após ficarem internados em um hospital para tratamento contra o câncer.  Dirigido por Bob Reiner, o filme conta a história de dois homens que tinham uma vida regrada e rotineira, e  resolvem “chutar o balde” ou “the Bucket List”, nome original do filme. Os dois resolvem fazer uma lista com os últimos e excêntricos desejos que  querem realizar antes de morrer.Foi isso que chamou a atenção de Jéssica Moreira, estudante de Terapia Ocupacional. “Vemos sempre o lado do paciente e da família  quando alguém está em tratamento, mas no casos de doenças terminais, o foco deve se voltar para o paciente e suas preferências”, afirma a estudante.

Jéssica disse que percebeu o ponderamento que o filme faz entre esperar a morte e fazer o que queremos fazer em vida. Para os personagens sempre pareceu que faltava algo durante suas vidas, incompletas, e somente quando se deparam com a terminalidade da doença, resolvem fazer o que vale a pena e o que queriam ter feito antes.
“Consegui relacionar com o que fazemos (nós do curso de terapia ocupacional), a família muitas vezes não aceitam, não sabem lidar com o fim da vida do paciente familiar, enquanto ele próprio já ‘aceitou'”, encerra a estudante.

19870769Sinopse: Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido, pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever uma lista com seus desejos, algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás.  Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles fujam do hospital e viajem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Veja o trailer do filme Antes de Partir:

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *