Iniciativa sustentável de Santa Maria é finalista do 20º Concurso Inovação


Por Multijor

 

EDIT_DSC_0231[1]

Combustível é feito a partir de etanol e perfumes apreendidos (Fotos: Francine Antunes)

A Delegacia da Receita Federal em Santa Maria possui diversas parcerias com os órgãos públicos no município e região, como a  Usina Piloto do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para solucionar um problema em relação ao descarte sustentável de mercadorias apreendidas e também utilizar os equipamentos da usina, as instituições criaram um projeto em 2011 que consiste na produção de etanol a partir das bebidas alcoólicas e perfumes apreendidos. O produto resultante é utilizado no abastecimento de veículos oficiais e higienização.

Confira vídeo onde as destinações ambientalmente sustentáveis entre Receita e UFSM são citadas.

EDIT_DSC_0257[1]O sucesso do projeto pôde ser comprovado ao ser destacado entre as iniciativas finalistas do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, que serão apresentadas na cerimônia de premiação em Brasília no dia 20 deste mês. Representando a iniciativa “Destinação ambientalmente adequada de resíduos provenientes da destruição de bebidas apreendidas pela Receita Federal”, inscrita pela Delegacia da Receita Federal em Santa Maria, estarão presentes na cerimônia o delegado Araquém Ferreira Brum e o membro de equipe e analista tributário João Flávio Chaves Mendonça. Mais detalhes do projeto: destinação ecologicamente correta, o processo e utilização do produto final.

Dos 102 projetos válidos por atenderem aos critérios estabelecidos no regulamento do concurso 11 são finalistas, sendo a iniciativa gaúcha a única do Ministério da Fazenda nesta edição. O Concurso Inovação, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tem como objetivo estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal e valorizar os servidores públicos que atuam de forma criativa. A visibilidade que o concurso proporciona ao projeto realizado entre as instituições do município serve de modelo e ganha prestígio no território nacional, fazendo com que outras unidades tenham conhecimento destas iniciativas comprometidas com o meio ambiente e com a sustentabilidade. No site do Enap é possível conferir as 11 iniciativas finalistas do 20º Concurso Inovação.

Redação e fotos: Francine Antunes

Edição: professor Maurício Dias (Jornalismo Digital I)

Sobre o autor:

Multijor

Multijor é o Laboratório de Jornalismo Multimídia do Curso de Jornalismo da Unifra. O laboratório é responsável pela produção de conteúdos digitais e pela gestão de mídias sociais.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *