O que é inclusão social?


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Observatório da mídia CS-02Na definição do Wikipédia: é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da sociedade, provocadas pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

Seria perfeito, se realmente funcionasse. Dia desses, eu estava em um ônibus do transporte coletivo aqui da cidade, quando me deparei com uma cena até então comum. O ônibus parou, o motorista desceu, o cobrador foi até o elevador. Entrou um rapaz de cadeira de rodas. Após o rapaz estar acomodado, seguimos o trajeto. Em determinado ponto o rapaz pergunta: Vai até o Terra Nova? O cobrador responde: Não. O rapaz então diz: Vou ficar na próxima parada. Foi neste exato momento que, o fato deixou de ser comum. A parada e o trajeto que ele deveria fazer, não eram iluminados. Para chegar até sua casa, levaria uns 20 min. No escuro. Um cadeirante indefeso, em um bairro perigoso. Mas não ficou por aí, o rapaz relatou que havia esperado durante mais de uma hora por um ônibus com elevador que chegasse até sua casa. O elevador não passou, e ele continuou esperando. Ficamos todos indignados. O motorista não sabia como proceder, se deixava o rapaz ir sozinho o longo caminho ou se mudava sua rota. Era impossível, pois já estava atrasado em função do trânsito. O rapaz seguiu sozinho.

O sentimento de impotência, em não poder ajudar, me fez ver que estamos muito atrasados no que diz respeito à “inclusão”. Para incluir, é preciso se ver no lugar do outro. Compreender que inclusão social, não pode ficar só no papel, tem que fazer parte da vida das pessoas.

14269377_956954634415458_425496450_nWillian Ignácio

Texto redigido para a cadeira Legislação e Ética em Jornalismo

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *