Projeto Mãos que Salvam ensina como agir em situações de emergência


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Arquivo Prefeitura Municipal de Santa Maria

Projeto Mãos que Salvam na Escola Municipal Duque de CAixas. Arquivo Prefeitura Municipal de Santa Maria

Nos próximos dias 23 e 24 do corrente mês,  o projeto social  “Mãos que Salvam”  acontece na Escola Municipal Duque de Caxias.  O projeto vai capacitar jovens estudantes através aulas téoricas e oficinas de Suporte Básico de Vida, preparando-os para atuar frente uma emergência até a chegada do socorro definitivo avançado.

Desenvolvido  em 2015,  o projeto começa a ser colocado em prática nesse ano de 2016, com  atuação em escolas municipais, estaduais e privadas da cidade.  A iniciativa leva o conhecimento das técnicas e manejo de Suporte Básico de Vida para crianças, adolescentes e adultos. Seu objetivo é formar cidadãos que saibam atuar em alguma situação de emergência com rapidez e eficiência possibilitando um maior tempo de sobrevida a vítima, como  por exemplo, durante uma parada cardio-respiratória. A cada minuto que a vítima não recebe o tratamento adequado é perdido 7-10% da chance de reanimação e, com isso, a chance dessa vitima sobreviver, isso se dá pelo gasto energético do músculo cardíaco.

Segundo os membros do projeto, “atuar no Suporte Básico de Vida é um grande desafio para a população, pois envolve conhecimento técnico-científico, preparação. Atualmente, no país a rede de atenção às urgências nos apresenta diversos avanços no quesito novas abordagens, visando à organização do atendimento e do serviço. Dessa maneira, espera-se que a população acometida por alguma urgência ou em situação crítica seja acolhida em qualquer nível de atenção do sistema, começando pelo primeiro atendimento que possibilitará uma maior sobrevida da vítima. Acreditamos que toda população deve ser e estar preparada para oferecer um primeiro atendimento eficaz e com qualidade, visando a segurança do paciente e dos que fazem a primeira abordagem na situação” .

A equipe é formada por cinco profissionais. Giovane Souza da Silva é enfermeiro especialista, com MBA em Gestão, Supervisor do Serviço de Urgência e Emergência UNIMED SM, Instrutor BLS/ACLS pela American Heart Association. Silva atua há 20 anos, ministrando cursos e palestras na área.  Braian Schvarcz Adolfo é enfermeiro, Instrutor Lifeline Cuidados e Treinamentos, atua dentro da Urgência e Emergência desde 2011; Adriano Vaz, bombeiro militar, atua na área do Resgate desde 2000; Amanda Schneider Weissheimer, formanda em Enfermagem, estagiária do serviço de urgência e emergência – SOS UNIMED SM, e Juliana Altmann, enfermeira que atua na área de Urgência e Emergência desde 2010.

Quem estiver interessado  em levar o curso para a sua escola ou instituição pode contatar Amanda Weissheimer pelo celular (55) 99939 0904 ou Giovane Souza pelo celular(55) 99971 1710.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *