TV Unifra exibe o segundo debate com os candidatos à prefeitura nesta terça-feira


Por Felipe Do Canto

 

01 (1)

Segundo debate entre os candidatos à prefeitura de Santa Maria gravado na TV Unifra. Fotos: Júlia Trombini. Laboratório de Fotografia e Memória.

A TV Unifra leva ao ar nesta terça-feira, 25, a partir das 18h, o segundo debate entre os candidatos a prefeitura de Santa Maria, neste segundo turno. O reprise se dará a cada quatro horas na programação do canal 15 da NET, hoje e na quarta-feira,26.

O debate foi gravado na última sexta-feira, 21, no Salão de Atos do Conjunto I do Centro Universitário Franciscano. Os candidatos ao segundo turno Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobon (PSDB) mediados pelo professor Maicon Elias Kroth, responderam às perguntas elaboradas pela comunidade acadêmica.

Durante três blocos do debate, os questionamentos foram sorteados ao vivo e os candidatos não tiveram direito à réplica. O objetivo era permitir ao público acesso às propostas para que pudessem fazer análise dos candidatos na hora de firmar o voto final.

Apesar da recomendação inicial de evitar vaias, não foi possível contornar as reações dos presentes.

Estudantes protestaram contra o candidato do PSDB

Dentre as perguntas dirigidas aos candidatos estão questões como a do desenvolvimento da cidade, infra-estrutura urbana, questões referentes à Lei de Incentivo à Cultura, agilização de alvarás de funcionamento, falta de estrutura e de médicos no programa Estratégia de Saúde Familiar, a conservação de bens móveis para preservação da memória local e a valorização de museus e arquivo histórico, em prol da educação e da história do município.

O debate teve momentos tensos. Nas considerações finais, o candidato Jorge Pozzobom afirmou que “o dinheiro público não pertence ao prefeito e sim às pessoas”, e não escapou das vaias ao atacar diretamente o Partido dos Trabalhadores. Estudantes ergueram placas com dizeres “Fora Temer”, “Pozzobom Machista”, “Vai Estudar” e, ainda, referências à polêmica declaração do candidato em áudio vazado semana passada, sobre fornecer super-cola à empregada doméstica para evitar gravidez.

Os candidatos parabenizaram a TV Unifra pela iniciativa e realização do painel eleitoral, bem como pelas perguntas formuladas pela comunidade acadêmica e pela quantidade de jovens presentes no debate. O evento foi uma promoção  curso de Jornalismo da instituição e da TV Unifra.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *