Uma viagem pela literatura infanto-juvenil com o Ônibus da Leitura


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Fotos: Luana Mello, acadêmica de Jornalismo

Ônibus da Leitura vai às escolas municipais. Fotos: Luana Mello, acadêmica de Jornalismo

Contar estórias, brincadeiras com fantoches e muita leitura é o que o Ônibus da Leitura transporta às escolas do município.  A iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação, tem levado a literatura infanto-juvenil para as escolas do município. Na semana passada, o ônibus esteve nas escolas municipais  Santa Flora, na quinta-feira,17, e João Pedro Menna Barreto, na sexta-feira, 18. Ele completa o trabalho das escolas que desenvolvem, durante todo o ano letivo, os seus próprios projetos de leitura e, com a visita do ônibus, buscam levar aos seus alunos uma atividade diferenciada envolvendo a temática.

No caso da EMEF João Pedro Menna Barreto foi realizado o encerramento da sua VII Semaninha Literária, que neste ano abordou o tema “Portas”. “As portas se abrem e os alunos tem o mundo da leitura atrás delas e isso é muito importante, porque quando o aluno que lê, ele consegue sonhar, imaginar e ser feliz”, afirma a diretora da escola, Ilka Rejane Martins.

Fantoches e livros

Um ônibus cheio de fantoches e livros.

As crianças têm a oportunidade de explorar o ônibus, seus fantoches e livros espalhados pelos bancos, além de participar do momento de contação de histórias com a pedagoga Bruna Arend. Enquanto seus alunos prestavam atenção à história “O menino que morava no livro”, de Henrique Sitchin, a professora do 3º ano da EMEF Santa Flora, Maria Cristina Alagia, conta sobre o título a turma irá lançar no dia 30 de novembro.

O Projeto intitulado “Soldadinhos da Leitura” traz “causinhos” contados pelos alunos, que buscaram em seu dia a dia a inspiração para construir suas histórias. O livro conta ainda com a parceria da turma de 3º ano da EMEF Chácara das Flores, assim como de sua professora Viviane Leal.

“Como nós somos uma escola rural, eu tinha muita vontade que eles tivessem contato com uma escola da cidade, então nós fizemos esse intercâmbio com os alunos da escola Chácara das Flores. Eles criaram um e-mail, fizeram trocas de correspondência, eles nos visitaram e nós fomos até lá conhecer a escola também”, declara Maria Cristina.

Contação de estórias

Contação de estórias

Antes de produzir o livro, os alunos participaram de oficinas com a escritora Selma Feltrin, que falou sobre o processo de escrita. Além do texto, as crianças foram responsáveis também pela arte da capa. “Nós trabalhamos durante todos os meses com a imaginação, sempre desafiando os alunos a produzir, a pensar no texto”, conclui a professora. Essa atividade acontece dentro do Projeto A União Faz a Vida, do Sicredi.

O Ônibus da Leitura a Escola visitou a Escola de Ensino Fundamental Batista Paulo de Tarso na segunda-feira, 21; hoje, 23, está na Escola João Hundertmarck,  e amanhã, quinta-feira, 24, estará na Escola José Paim de Oliveira.

Fonte: Luana Mello, acadêmica de Jornalismo

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *