Esporte náutico em Santa Maria


Por Bruno Bertulini

 

Alunos da instituição praticando canoagem. Foto: Arquivo/Asena

A canoagem existe desde a Antiguidade, quando os homens utilizavam pequenas embarcações como transporte para se locomover. Em 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades olímpicas. Já em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, na Alemanha, a modalidade “Slalom” (águas brancas) apareceu como esporte de demonstração, o qual se firmou 20 anos mais tarde nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Desde então tem a presença válida nos quadros de medalhas e nunca mais saiu do cronograma olímpico. No Brasil, foi fundada, em 1998, a Confederação Brasileira de Canoagem, entidade da qual é responsável até hoje pelos atletas brasileiros. A sede fica localizada na cidade de Curitiba.

A ASENA (Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos) nasceu no dia 27 de dezembro de 2010 e tem como objetivo desenvolver os esportes náuticos em Santa Maria. A entidade conta com o apoio direto de atletas da Seleção Brasileira de Canoagem e idealizadores da associação os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro e sua mãe, Cristina Ribeiro, presidente da instituição. “Durante a semana, funciona o projeto social Remar, que oportuniza a prática de canoagem e trabalha com atividades de preservação ambiental com crianças e adolescentes do bairro Campestre”, explica Gilvan. O projeto funciona com jovens, que buscam por meio do esporte uma maneira de crescer na vida, e também com crianças que se encontram em situação de risco na sociedade. “Fora isso, o corpo de sócios ajuda a manter os projetos da associação e utiliza as instalações da Asena para praticarem canoagem e Stand up Paddle por lazer”, complementa Gilvan. A formação de atletas de alto nível segue a proposta dos idealizadores da Asena, dando o aporte necessário para aqueles que se destacarem na modalidade de canoagem.

O atleta de 28 anos e acadêmico de Jornalismo diz que a Asena representa a realização de outro sonho, tão grandioso quanto às olimpíadas.  Além das medalhas, a Asena é o principal legado que ele e o irmão Givago, deixam ao esporte de Santa Maria. “Foi uma experiência incrível, a realização de um sonho que treinei 15 anos para realizar. Após ser medalhista em dois jogos pan-americanos, participar de sete mundiais, a olimpíada veio para consagrar minha carreira como atleta profissional. ”

Para os interessados nas realizações das Aulas de Canoagem e SUP, estas devem ser previamente agendadas. Informações sobre valores e horários, ver contato abaixo.

Contato: (55) 98422-8047 ou 3225-5838

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *