Exposição vai homenagear a pintora Frida Kahlo


Por Luisa Peixoto

 

Abertura da mostra ocorre na próxima terça-feira, no Museu de Arte de Santa Maria. Imagem: Divulgação.

De 04 a 21 de julho, o salão principal do Museu de Arte de Santa Maria (MASM) irá se transformar no universo da pintora mexicana Frida Kahlo. A exposição “Na minha loucura, no teu sonho” propõe aos visitantes diferentes experiências estéticas visuais, táteis e auditivas. A abertura da mostra será na próxima terça-feira (04), às 19h30min, no MASM (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400), com entrada franca.

Visitação pode ser realizada até 21 de agosto, com entrada franca. Imagem: Divulgação.

Com criação e montagem do coreógrafo e professor de dança, Odailso Berté, e do artista visual e professor da PUC de Goiás, Wolney Fernandes, a exposição apresenta 20 obras concebidas com diferentes técnicas. São colagens de fotografias, performances, desenhos, vídeos e movimentos de dança criadas a partir de escritos, cartas, poemas, fotografias e obras menos conhecidas da artista mexicana.

A exposição integra a programação anual de atividades selecionadas para ocupar os espaços expositivos mantidos pela Prefeitura. O edital foi publicado em dezembro do ano passado e a divulgação dos trabalhos escolhidos pela Curadoria do MASM ocorreu em fevereiro.

Quem foi Frida Kahlo

Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. É o nome artístico de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, nascida em Coyoacán, no México, no dia 6 de julho de 1907. Filha de pai alemão e mãe espanhola desde pequena teve uma saúde debilitada, com seis anos contraiu poliomielite que lhe deixou uma sequela no pé. Com 18 anos sofreu um acidente de ônibus que lhe deixou um longo período no hospital, quando passou a pintar freneticamente a sua imagem, com um espelho pendurado na sua frente. Frida afirmava: “Para que preciso de pés quando tenho asas para voar”. Mais tarde foi obrigada a amputar a perna.

Frida Kahlo dedicou-se à pintura – grade parte dela, autorretratos – de inspiração surrealista, mas dizia que não pintava sonhos e sim sua própria realidade. Estudou desenho e modelagem na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México, foi filiada ao Partido Comunista Mexicano onde conheceu e casou-se, em 1929, com o pintor mexicano Diego Rivera.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *