Amanhã é dia da 4ª edição do “Sorria Santa Maria”


Por Luis Ricardo Kaufmann

 

Cuidar da saúde bucal é essencial para melhorar não só a aparência, como também a auto-estima e a saúde das pessoas. Neste sábado, 10, será realizado a quarta edição do programa “Sorria Santa Maria”, o chamado Fila Zero da Odontologia, criada pela Politica de Saúde Bucal da cidade. O atendimento ocorrerá das 08:00 às 14;00 no Centro de Especialidades Odontológicas ( CEO).

Foto: Deise Fachin

Já foram agendados pela Secretaria de Saúde do Município 47 atendimentos para este sábado, sendo 32 retornos de pacientes que já compareceram ao CEO, e 15 que iram fazer a sua primeira consulta. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a demanda de pessoas que precisam de atendimento é de 503 pacientes, sendo que, desses, 272 são gestantes. A ideia do “Sorria Santa Maria” é atender a todas, e zerar tais pedidos no município.

Em 2017 foram realizados 81 atendimentos de usuários em geral e 12 de gestantes contabilizando, nesse total, também o retorno dos pacientes que têm necessidade de continuação do tratamento. Ao total, 23 pacientes já concluíram o tratamento no projeto, o mutirão acontecem duas vezes ao mês, neste ano começou em abril de 2017.

As gestantes que desejam realizar o pré-natal odontológico podem comparecer ao CEO, no sábado, para entrar em uma lista de pacientes que serão agendados para as próximas edições. Haverá, também, no Centro de Especialidades Odontológicas a participação da Política do HIV/AIDS, Política da Saúde da Mulher, Política de Combate ao Tabagismo e a Unidade Móvel de Saúde, com o serviço odontológico.

Dentre os procedimentos já realizados pelo projeto, destacam-se consultas, fornecimento de escova e creme dental, orientações de higiene oral, aplicação de flúor, evidenciador de placa. Além de restaurações, raspagens, tratamentos de canal, selamento provisório, retalho ou aumento de coroa clínica, extração e extração de siso, remoção de sutura, limpeza, curativo e escovação supervisionada.

No caso de algum paciente pré-agendado não puder comparecer à consulta deste sábado, ele deve entrar em contato com o CEO, pelo telefone (55) 3921-1093, para realizar novo agendamento.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Maria

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *