IMAS recebe “Acervo Compulsório” da galeria Ecarta


Por Bibiana Campos

 

Leo Felipe, curador da exposição e diretor da Galeria Ecarta (Foto: Ana Carolina Dias / LABFEM – Laboratório de Fotografia e Memória)

A partir de hoje, dia 18 de maio até 16 de junho, a Sala de Exposições Angelita Stefani abre suas portas para receber a exposição Acervo Compulsório, galeria itinerante da Fundação Ecarta – mantenedora da Galeria Ecarta.

Com curadoria de Leo Felipe, as obras que compõe a exposição estão nos mais variados formatos como fotografia, colagem, pintura a óleo, pôster, performance e instalação. Ao todo, estão expostas artes de quinze artistas e coletivos (Alexandre Navarro Moreira, Avalanche, Chico Machado, Fabiana Faleiros, Flávia Felipe, Giancarlo Lorenci, Giovanni Mad, KVHR, Letícia Lopes, Máfia Líquida, Manuela Eichner, Nelson Rosa, Nervo Óptico, Rafael RG, Traplev), peças que ficaram na Galeria nos últimos cinco anos. Sem acervo técnico e por não ser uma galeria comercial que trabalhe com venda de obras de arte, a oportunidade de levar a exposição para diversos lugares se apresentou – instigando o pensamento sobre questões de acervo, precariedade dos aparelhos culturais e a ideia de uma curadoria que se deu de forma quase aleatória e que acaba revelando que houve, de certa forma, um projeto.

Segundo Leo Felipe, “os trabalhos compartilham a ideia de participação, de experiência, comentários políticos e muito humor, que podemos ver em alguns trabalhos expostos. É um acervo que não era para acontecer ou existir, mas que representa a Fundação e a Galeria Ecarta”. A partir da carência por exposições de qualidade surge a “demanda por uma oferta artística e cultural no interior e daí surge a ideia da itinerância”, explica o curador. É a primeira vez que a exposição vem à Santa Maria, depois de percorrer cidades como Pelotas, Caxias do Sul e Bagé.

De acordo com o curador da mostra e diretor da Galeria Ecarta, o interior do estado tem carência e demanda exposições de qualidade e projetos interessantes. “Entendemos que muito da oferta artística e cultural acontece na capital, daí parte a ideia da itinerância”.

 

Foto: Divulgação

 

Acervo Compulsório por Galeria Ecarta

Data: De 18 de maio a 16 de junho
Local: Sala Angelita Stefani (Rua Silva Jardim, 1175 – Hall do Prédio 14, Conjunto III)
Horário: 14h às 18h (de segunda à sexta-feira) e das 9h às 12h (terças e quintas)

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *