Primeira tese de doutorado em Ciências e Matemática é aprovada na Unifra


Por Gilvan Ribeiro

 

Janice Rachelli defendeu sua tese no programa de Pós-Graduação no Ensino da Ciências e da Matemática da Unifra

A primeira tese de doutorado em Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano foi defendida e aprovada, na tarde da última terça feira, 03 de outubro. A doutoranda Janice Rachelli  buscou investigar como ocorre a compreensão do conceito de derivada clássica e derivada fraca, que são utilizados por estudantes dos cursos de graduação e mestrado. Para nortear a investigação, Janice utilizou como referência o modelo cognitivo APOS – teoria aplicada para facilitar o entendimento de conceitos.

Buscando descobrir como os estudantes se apropriam dos conceitos de derivada clássica e fraca, na resolução de problemas na área do cálculo, a pesquisadora desenvolveu ações em sala de aula para analisar como eles compreendem a necessidade de obtenção de um novo conceito de derivada.
O resultado da pesquisa apontou evidências de que o estudo conduzido em classe com os alunos, através do modelo APOS, permitiu a eles a construção de conhecimentos próprios a respeito de derivada clássica e fraca, evidenciando a possibilidade de utilizar este modelo para melhoria da aprendizagem na área da matemática.
A  coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências e Matemática da Unifra, a professora Thaís Darowl, afirma que ‘’ o trabalho foi muito elogiado pela banca e servirá para introduzir uma nova pesquisa no ensino da matemática, já que a proposta desta tese é inédita para o campo’’. Thaís destacou, ainda, que a tese é motivo de orgulho por ser a primeira de doutoramento do programa coordenado por ela.
A banca avaliadora da tese foi composta pelos docentes Salvador Llinares Ciscar(Universidad de Alicante), Marcio Violante Ferreira (Universidade Federal de Santa Maria), Marilaine de Fraga Sant’Ana (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Helena Noronha Cury (Centro Universitário Franciscano) e Marcos Alexandre Alves (Centro Universitário Franciscano).

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *