Projeto quer conscientizar sobre preservação da barragem do DNOS


Por Lorenzo Seixas

 

Projeto leva educação ambiental à escola pública no Campestre.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hylda Vasconcellos, no bairro Campestre, recebeu, na manhã dessa quarta-feira, 04, a palestra “Semeio da Mente: Prevenção da Poluição na Barragem do DNOS”, ministrada por Luiz Alberto Carvalho Júnior, ex-secretário municipal de meio ambiente de Santa Maria e diretor geral da consultoria ambiental Sustembio.  Questões referentes às obstruções de bocas de lobo, descarte incorreto de lixo e reciclagem foram abordadas durante , que ao final do seu tempo, ainda respondeu perguntas de alunos. ” É um retorno a comunidade. Precisamos transmitir informações para a camada mais jovem, sobre como preservar a barragem, que hoje fornece 30% da água de Santa Maria”, afirma Carvalho.

Segundo ele,  projeto busca aproveitar ganchos ambientais de determinadas regiões de Santa Maria.”No caso, com a barragem, notamos sobre a crescente poluição, que foi estancada com um mutirão da ASENA em março, que retirou 10 mil litros de lixo do local. Pensando nisso, buscamos algo que conscientize a camada mais jovem da sociedade, e futuros usufruidores do espaço (no caso de alguns alunos que já participam da ASENA, até agora)”, afirmou.

Projeto quer sensibilizar alunos de diferentes escolas à necessidade de cuidar do espaço ambiental. Fotos: Lorenzo Carvalho Seixas

O Semeio da Mente é um projeto piloto que deve ser repetido em outras instituições da cidade, e esta edição do evento, contou com com o auxílio de Gilvan Ribeiro, canoísta olímpico da Associação Santamariense dos Esportes Náuticos (ASENA). A Sustembio também deu total apoio ao canoísta, uma vez que na última terça-feira, a sede da ASENA teve o símbolo olímpico depredado.

A próxima edição do projeto deve ocorrer no mês de novembro, ainda sem data ou local definidos.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *