Um memorial para Santa Maria


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Na noite desta sexta, 01, teve início o seminário que marca o debate em torno da construção do memorial às vítimas da tragédia na boate Kiss. Familiares, membros da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), do IAB, Instituto dos Arquitetos do Brasil, representantes do poder municipal e da sociedade civil reuniram-se no Salão de Atos do conjunto I da Unifra.

A memória do acontecimento é perpetuada através da construção de monumento que homenageiam às vítimas das tragédias. Foto: Juliano Dutra, Labfem

O encontro  se prolonga durante o dia de  amanhã, sábado 2,  para um grupo mais restrito. A proposta é recolher junto às famílias, elementos que ajudem a definir o tipo de memorial a ser construído e pautem a preparação do concurso público que escolherá o projeto arquitetônico para o local da boate Kiss, desapropriado para este fim.

Sérgio Silva, presidente da AVTSM, abriu os trabalhos salientando a necessidade da sociedade se envolver na busca de soluções para problemas que atingem a todos. Segundo ele, saber que há um envolvimento  da cidade e de outros grupos dos mais distintos lugares no enfrentamento dessa história trágica é um alento às famílias.

O presidente do IAB-RS, Rafael dos Passos, prosseguiu, explicando a relevância da iniciativa que congrega a todos na iniciativa e apresentou o vídeo em que o jornalista Marcelo Canellas faz um apelo chamando à participação na campanha que pretende viabilizar, a partir do financiamento coletivo, o Concurso Público Nacional de Arquitetura para a construção de um Memorial às Vítimas da Kiss.

Passos passou a palavra à arquiteta Manuela Ilha que explanou sobre o sentido de um memorial, situando o conceito, as funções e as formas de representação da memória.  A seguir,  Tiago Holzmann da Silva,  coordenador da campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss, apresentou num telão exemplos de memoriais construídos em diferentes locais do mundo. Numa visão panorâmica, os presentes puderam ver o “Memorial às vítimas do 11 de Setembro’, nos EUA; o ” Memorial 17 de Julho” construído em homenagem às vítimas do acidente com o avião da TAM, e o “Memorial da Paz”, edificado em Hiroshima em lembrança às vítimas da bomba atômica.

Campanha de arrecadação está na internet
A campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss lançada no último dia 21 de agosto, continua recebendo doações. Pessoas físicas ou jurídicas que quiserem participar, podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo disponível no site www.juntos.com.vc/memorialkiss. Ela estará aberta no período de 21 de agosto a 02 de outubro.

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *