Mangás são só para japoneses?


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. O termo significa, em português, “desenho involuntário”. Vários mangás dão origem a animes, que são  animações produzidas por estúdios do Japão. Quando um mangá alcança um sucesso considerável de vendas no Japão, ele é transformado em anime, podendo ser traduzido e distribuído para outros países. A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental e sua impressão é em preto e branco. No Brasil, as companhias Crunchyroll e Netflix são  responsáveis pela publicação de mangás e animes via streaming.

Mangás digitais do Otome’s Way (site)

De acordo com os donos das lojas de gibis Luiz Oliveira e Jesus Ferreira, os mangás mais vendidos em Santa Maria são: Berserk, Fullmetal Alchemist, Lobo Solitário, Vagabond e One Punch-Man, Death Note, My Hero Academia, One piece e Naruto. Luiz comenta que pessoas das faixas etárias de 10 a 70 anos vão à loja em busca de quadrinhos e mangás. No Japão, segundo o site Oricon (parada oficial de álbuns, singles e vídeos musicais mais vendidos do Japão), os 10 mangás mais vendidos em 2017 são: One Piece, Attack on Titan, Kingdom, My Hero Academia, Tokyo Ghoul:re, Haikyu, The Seven Deadly Sins, One-Punch Man, Food Wars: Shokugeki no Souma e Magi. O mangá de  Eiichiro Oda, One Piece, lidera o ranking pelo décimo ano consecutivo.

Número de unidades vendidas no Japão:

Não existe dados de mangás mais vendidos no Brasil, mas existem lojas online brasileiras que possuem o número de mangás mais vendidos.

Saraiva: Your Name; My Hero Academia; Os Cavaleiros do Zodíaco; Akira; The Ghost in The Shell; Fullmetal Alchemist

Amazon: Fullmetal Alchemist; Battle Angel Alita; Your Name; My Hero Academia; A Voz do Silêncio; Cavaleiros do Zodíaco

Comparações:

Dos mangás mais vendidos nas lojas online do Brasil, apenas Fullmetal Alchemist e My Hero Academia estão na lista dos mais vendidos em Santa Maria.

Dos mangás mais vendidos no Japão, One-Punch Man, My Hero Academia e One Piece estão na lista dos mais vendidos em Santa Maria.
Dos mangás mais vendidos no Japão, apenas My Hero Academia está na lista dos mais vendidos no Brasil

Por João Pedro Foletto e Giulimar Machado, para a disciplina de Jornalismo Investigativo

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *