O que conhecer da UFN durante a 7ª Mostra das Profissões


Por ariadne.marin

 

A Universidade Franciscana oferece nove cursos na área da saúde. Confira o que pode ser encontrado sobre eles na 7ª Mostra das Profissões.

Medicina

Ana Luiza Endo, estudante de medicina, recebe os visitantes. Fotos: Mariana Olhaberriet/LABFEM

A coordenadora do curso de medicina Leris Haeffner, explica o que estão trazendo para a mostra das profissões deste sábado, 01. Desde o funcionamento e estrutura do curso e como os alunos estudam medicina, e particularmente as atividades que são feitas para o estudo da anatomia humana. Já a aluna do 4º semestre do curso Ana Luiza Endo, de 21 anos nos conta quais são as dúvidas que o público que almeja o curso traz para eles, ”a maioria está querendo saber o que a gente faz, como funciona o curso, porque dentro de uma faculdade eles não tem noção do que acontece, a maioria só quer saber como é realmente o curso” diz Ana. Ela ainda fala que eles têm a vontade de saber quando que vão entrar em contato com os pacientes, o hospital e também as matérias que o curso oferece.

Farmácia

Camila Franco, coordenadora do curso de Farmácia da UFN

A Farmácia oferece aos participantes para as visitas de laboratório da Mostra das Profissões da UFN, placas de microbiologia de alimentos e de medicamentos com as bactérias, conta a coordenadora do curso Camila Franco. Também há três microscópios a disposição dos visitantes para que eles possam observar como são feitas as análises das amostras de sangue, de tecidos e de doenças. No saguão, há a exposição de  produtos da parte cosmética, dermatológica, e dando aos visitantes a oportunidade de preparar seus próprios sais de banho.

Terapia Ocupacional

Milla Mattos, do curso de Terapia Ocupacional da UFN

A Terapia Ocupacional, explica a estagiária Milla Mattos, “ é um campo que trabalha com a funcionalidade do indivíduo”. Ela atua na reabilitação do paciente, devolvendo suas funções. Para os visitantes há duas órteses para a explicação de como os alunos do curso a confeccionam. Ela é usada na decorrência de alguns traumas, como pós-AVC, paralisia cerebral quando o paciente perde o movimento de um dos membros e, também, a disponibilidade dos participantes visitarem os laboratórios de prática.

Psicologia

Alunos atentos às explicações da professora Fernanda Dotto.

Fernanda Real Dotto, professora do curso de Psicologia, conduz os alunos para o laboratório onde são realizados testes e consultas feitos pelos estagiários dos curso. Tais atividades são supervisionadas pelos professores com a autorização dos pacientes. Para demonstrar melhor como acontece, alunos do curso simulam uma consulta, enquanto a professora explica como funciona os atendimentos, do o infantil até o adulto. “O curso em si oferece várias oportunidades para entender o que um psicológico faz”, diz Fernanda. Ela explica que há outras áreas em que um psicólogo pode atuar além da parte clínica. A atividade vai além da relação psicólogo-paciente, pode ser feita em grupos, com a família, em empresas.

A aluna do colégio Tiradentes da Brigada Militar, Luíza Loy, de 17 anos, conta que achou “legal” a oportunidade para quem ainda está indeciso. “Eu vim mais para conhecer, e abranger bastante coisa, pois eu ainda estou bem indecisa” diz Luíza. E acha que é esclarecedor saber saber o que cada curso faz, e “tirar os estigmas” que os estudantes têm.

Enfermagem

Carla Lizandra, coordenadora do curso de Enfermagem da UFN

“Nós queremos sensibilizar a população, principalmente para a questão da enfermagem”, diz a coordenadora do curso, Carla Lizandra de Lima Ferreira. Segundo ela, o  curso de enfermagem está se transformando e os enfermeiros são mais do que as pessoas enxergam. “Eles cuidam em todos os ciclos vitais, do desenvolvimento da criança até o idoso, em vários cenários como na unidade básica de saúde, na estratégia de saúde da família, na área hospitalar”, afirma a coordenadora. Também estão atuando como empreendedores. Carla dá o exemplo de alunas de residência que depois fizeram o mestrado e hoje estão abrindo empresas de atendimento. Para ela, o aluno que já possui a vontade de fazer enfermagem tem a curiosidade de conhecer os laboratórios “para se aproximar da realidade que é cuidar de um ser humano”, conclui.

 

Odontologia

Tatiana Militz Perrone, professora do curso de Odontologia, recebeu os estudantes e falou sobre o funcionamento do curso, o número de semestres e  quando são iniciadas as aulas práticas.  A professora apresentou os laboratórios de práticas clínicas, local onde os estudantes realizam os atendimentos com os pacientes. O interesse dos alunos é sobre o início dos atendimentos. Segundo Tatiana, essa atividades já começam no 1º semestre, com algumas atividades como orientações, por exemplo, a influência do fumo na cavidade oral. “O crescimento é gradual e tudo é um embasamento. É necessário para que eles consigam entender a parte prática que irão desenvolver futuramente e conseguir envolver a teoria com a prática”, finaliza.

Fisioterapia

Acadêmicas do curso de Fisioterapia na 7ª Mostra das Profissões. Foto: Juliana Gonçalves/ LABFEM

Tiago Nardi, professor do curso de Fisioterapia,  explica para os alunos visitantes  os campos que eles poderão atuar na profissão. Nardi explicou também as situações que os futuros profissionais irão enfrentar dentro de cada área, como por exemplo, em UTIs, emergência hospitalar, com neonatos e atletas. O professor falou sobre o salário de um fisioterapeuta que é concursado, ou que atende em consultório ou domiciliar. Segundo Nardi os alunos que procuram por estabilidade e satisfação profissional têm essa dúvida. Ele esclareceu que “em termos de satisfação profissional a fisioterapia está entre as 10 profissões onde o profissional é o mais satisfeito”. Outra dúvida dos estudantes é os conhecimentos do curso de Fisioterapia, que segundo Tiago exige conhecimentos de diversas áreas como, fisiologia, anatomia, semiologia e biomecânica, concluiu.

Nutrição

Verifique as novidades que o curso de Nutrição trouxe para Mostra das Profissões.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *