Oficina de apresentação oral em eventos é realizada na UFN


Por Gabriela Gabbi

 

Professora Najara Ferrari Pinheiro, ministrou a Oficina em Apresentação oral de trabalhos em eventos na UFN. Foto: Aline Gonçalves/LABFEM

Você se considera tímido? Tem medo de apresentar trabalhos na graduação? Você sabe que é importante ganhar a atenção do seu público desde o começo de uma apresentação, painel ou palestra. Mas, se o começo tem que estar impecável, o andamento dela e o final também são importantíssimos. Esse foi um dos principais enfoques trazidos na oficina de  “Apresentação oral em trabalhos e eventos em parceria com o CIEE”, ministrada pela professora do curso de Letras, Najara Ferrari Pinheiro, na Universidade Franciscana nesta tarde do dia 3 de setembro.

No início, a palestrante ressaltou como é mais interessante que as perguntas sejam feitas e respondidas conforme a apresentação dos trabalhos forem acontecendo. Isso garante que elas estarão relacionadas ao conteúdo apresentado e que a resposta esteja fresquinha e bem formulada na sua mente, deixe que as pessoas se envolvam com o que você está passando para elas e incentive isso. Com certeza isso vai deixar todo mundo mais interessado.

Najara exemplificou que nenhuma apresentação consegue prender a atenção do público 100% do tempo. Quando você ainda está anotando algumas ideias no papel, começando a planejar sua fala, já é possível perceber quais serão os pontos altos e baixos daquela apresentação. O principal de tudo é saber organizar esses pontos magistralmente para que o público tenha a melhor experiência possível, mantenha o foco e absorva o seu conteúdo.

– Fugir não é a melhor saída. Há técnicas e dicas para melhorar – garante a ministrante da oficina.

Confira nove dicas para se dar bem:

  1. Pratique: Ensaie, estude antes de apresentar o seu trabalho.
  2. Argumente: Quando defender uma ideia, use perguntar retóricas.
  3. Gesticule: A gesticulação auxilia o entendimento do conteúdo que é passado.
  4. Além do conteúdo: Tom de voz, eloquência e estilo são aspectos tão importantes quanto o conteúdo.
  5. Roupas: Use roupas confortáveis, de acordo com o que fica melhor para você.
  6. Expectativa: Mantenha suas expectativas em um nível equilibrado e saudável.
  7. Humor: Descontrair ou quebrar o gelo é uma ótima maneira de aproximar o público.
  8. Postura: Preste atenção na sua postura, use seu corpo como expressão do que você fala.
  9. Nervosismo: Todas as pessoas encontram maneiras de driblar o nervosismo, encontre algo que relaxa você.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *