Oficinas discutem Agências, Bots e Rádio Hipermidiático


Por Gabriela Gabbi

 

Liana Bazanela ministrando a oficina ”Agência dos Sonhos” com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UFN. Crédito: Vitor Cargnelutti/LABFEM

Nesta tarde de terça feira, dia 14 de agosto, dando início às oficinas do 14° Fórum de Comunicação,  a Relações Públicas, Liana Bazanela apresentou o workshop ”Agência dos Sonhos”. A proposta do curso era criar uma empresa completa, desde a escolha dos profissionais especializados em cada área, criação de logo, slogans, simulando uma grande agência. A oficina foi dividida em duas partes: primeiro, os grupos se reuniram para o momento de criação e, depois, ocorreu a apresentação da Agência para os participantes.

Na segunda oficina ministrada também nesta tarde, Jornalismo e Bots: o que são, do que se alimentam?

Ministrantes: Prof. Ms. Fernando Cunha Krum – UNISINOS e Prof. Dr. Leonardo Feltrin Foletto –
Editor Chefe do Baixa Cultura (Laboratório online de Cultura Livre), com os participantes, alunos do curso de Jornalismo da UFN. Crédito: Juliana Gonçalves/LABFEM

Nela foram discutidos os conceitos de bots, relacionando-os com o jornalismo. Ou seja, são ferramentas  que  facilitam a extração, interação e o processamento de dados, promovendo uma leitura dinâmica pelas máquinas.  Desta forma, agilizam o processo de criação de notícias e, quem sabe, futuramente, sejam capaz de criá-las por robôs. A atividade foi ministrada pelos professores Ms. Fernando Cunha Krum da UNISINOS e Dr. Leonardo Feltrin Foletto, Editor Chefe do Baixa Cultura de Porto Alegre.

Viviana Fronza – Rádio Gaúcha Santa Maria ministrando a oficina Rádio Hipermidiático. Crédito: Thaís Trindade/LABFEM

A terceira oficina: Rádio Hipermidiático, foi  ministrada por Viviana Fronza, da Rádio Gaúcha de Santa Maria, RS. Ela ressaltou a importância do jornalista no contexto atual, que deve ser múltiplo tarefas, pois a demanda no radialismo pede profissionais com várias habilidades. Ela destacou que os locutores devem se preocupar muito além de transmitir apenas um áudio como notícia. Viviana desenvolveu uma atividade de compilação de noticias diante do site G1 RS, a seleção apresentou os detalhes cruciais para uma transmição em no máximo 02: 55 min. Ela apresentou os exemplos de 7 notícias no site, apresentadas no dia de hoje na Rádio Gaúcha. Os participantes da oficina escolheram as notícias no site, resumiram e logo após realizaram uma gravação nos estúdios de rádio da Universidade Franciscana.

Por Gabriela Gabbi e Flora Quinhones.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *