Programação especial nos 160 anos de Santa Maria


Por Bibiana Iop

 

 

Santa Maria faz 160 anos. Fotos: Mariana Olhaberriet /LABFEM

Para homenagear Santa Maria por seu aniversário de 160 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura promove, nesta quinta-feira, 17, a segunda edição do Viva Santa Maria das 10h às 22h no Parque da Medianeira, além de ter organizado vários eventos esportivos até os últimos dias de maio.

O evento contará com uma programação especial que resgata memórias da cidade através de shows musicais, apresentações artísticas, atividades esportivas, food truck e espaço kids. As atividades são abertas ao públicos e voltadas para todas as faixas etárias. Na última edição, mais de 12 mil pessoas foram prestigiar o evento.

Na programação deste ano, dois destaques prometem mexer com a emoção dos visitantes: o Passeio de Trem pela Terra de Imembuí e o Musical Imembuí. O Passeio de Trem vai despertar a curiosidade, principalmente das crianças. Durante a festa, das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30min, um trenzinho vai partir da estação para um passeio completo pela história de Santa Maria. No trajeto, os viajantes encontrarão personagens de época, fotógrafo lambe-lambe, música e alegorias que vão contar a lenda de Imembuy e Rodrigo, a índia e o homem branco cuja história de amor, vivida às margens do Arroio  Itaimbé, teria dado origem a Santa Maria.

Já o Musical Imembuí promete encantar o público. No placo, a partir das 19h, 21 músicos consagrados na cena artística de Santa Maria e a participação de bailarinos do Vintage Estúdio de Dança, que realizam um espetáculo musical que também tem, na sua essência, a lenda da índia pertencente à tribo dos Minuanos. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria e apoio da Fundação Eny.

Entre os serviços à disposição dos visitantes durante o Viva Santa Maria, estarão a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde, oferecendo testes rápidos, verificação de pressão e glicose, além de orientações sobre saúde bucal, saúde mental e saúde da mulher. Também será possível se vacinar contra a gripe (para os grupos prioritários, menos crianças). Ainda, quem quiser exercitar a solidariedade poderá colaborar com a Campanha do Agasalho. Postos de coleta estarão recebendo doações de roupas, calçados e cobertores.  A promoção do evento é da Prefeitura Municipal, com apoio da Corsan e do Governo do Estado.

PROGRAMAÇÃO DO VIVA SANTA MARIA

10h – Maratona Fitness

11h – Mateada Cultural com Junior Benaduce

13h30min – Show Gustavo Iser

14h30min – Musical Jardim de Cataventos

15h30min – Show Maninho e Mirahil

16h30min – Show Janu e Tiane

17h15min – Apresentação do CTG Sentinela da Querência

21h – Show de encerramento com Douglas Braga

O esporte nos 160 anos da cidade

Além do Viva Santa Maria, a programação do Esporte para celebrar os 160 anos de Santa Maria está intensa neste mês. Partidas de voleibol, futsal e até uma corrida rústica estão entre as atrações que devem movimentar os atletas do Município. Hoje, quarta-feira, 16, o Centro Desportivo Municipal recebe um clássico do Futsal, que o União Independente jogará contra a equipe da UFSM. O jogo, válido pela Série Bronze de Futsal inicia às 20h30min.

Na quinta-feira, 17, após nove anos sem ser disputada, a Taça Santa Maria de Voleibol retorna ao CDM. As partidas, no naipe feminino, ocorrem nos turnos da manhã e da tarde. No masculino, as disputas ficaram para o sábado,19, quando seis times do município entram em quadra. Já a Corrida Rústica sai da Praça Saldanha Marinho, no domingo, 20, a partir das 8h30min. A organização é feita pela União dos Corredores de Rua de Santa Maria. As inscrições podem ser feitas no site da instituição. Mais para o fim do mês, no dia 27, Santa Maria recebe o 2º Passeio Ciclístico da Associação Santa Maria de Ciclismo. A saída também será na Praça Saldanha Marinho, com horário programado para as 14h.

No dia 30 de maio será realizado o Dia do Desafio. Neste ano, Santa Maria disputa contra a cidade de Maringá, no Paraná. O objetivo é provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa, incentivando as pessoas a saírem do sedentarismo. No Dia do Desafio 2018 as pessoas serão convidadas a realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física entre a zero hora e 20h do dia.

Para conhecer a programação completa durante o mês de aniversário de Santa Maria, acesse aqui.

 

 

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *