Casa de Memória preserva o passado da região central do estado


Por Denzel Valiente

 

Os Museus e Casas de Memória são importantes meios para o resgate da história e memória. Além disso, desempenham um papel cultural pois estão à disposição da comunidade, possibilitando novos conhecimentos e o desenvolvimento da sociedade. A Agência CentralSul visitou a Casa de Memória Edmundo Cardoso, uma das treze instituições de preservação de memória em Santa Maria, confira a galeria de fotos abaixo.

A Casa de Memória Edmundo Cardoso foi criada em 2002 com o objetivo de organizar o acervo reunido por Edmundo Cardoso. Importante referência para a história e cultura de Santa Maria, Edmundo foi jornalista, funcionário da justiça, escritor e teatrólogo.

O local preserva obras de arte, objetos, fotografias, jornais, revistas e livros reunidos por Edmundo Cardoso ao longo de sua vida. Devido à enfermidades, o jornalista foi impossibilitado de organizar e disponibilizar seu acervo. Assim, após o falecimento do escritor, em dezembro de 2002, os familiares planejaram um espaço de memória dedicado a ele.

A Casa de Memória é administrada por Therezinha de Jesus Pires Santos e Gilda May Cardoso Santos. Também conta com uma arquivista e uma egressa do curso de história.

As coordenadoras e as funcionárias destacam que a casa sempre está aberta a alunos que desejam fazer pesquisas no local. Nesse sentido, ressaltam que vários trabalhos de conclusão de curso, bem como dissertações e teses de doutorado foram realizadas na Casa de Memória Edmundo Cardoso.

Visitas de escolas, universidades e outras instituições também podem ocorrer por meio do agendamento. A casa encontra-se na Rua Pinheiro Machado, número 2712.

Texto e Imagens: Denzel Valiente e Laura Antunes Gomes

Para a disciplina de Jornalismo Digital I

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *