Você conhece o Museu de Arte Sacra de Santa Maria?


Por Gabriela Gabbi

 

Sino mais antigo do RS, que está no acervo do Museu de Arte Sacra de Santa Maria. Crédito: Acervo online (http://www.museudeartesacrasm.com.br/)

Você sabia que na cidade de Santa Maria está guardado o sino mais antigo do Rio Grande do Sul?  O Museu de Arte Sacra de Santa Maria, além de outras exposições, tem em seu acervo o sino jesuíta mais antigo do estado. Com 48,5 quilos e 50 centímetros de altura, o artefato foi construído em 1648. Retirado da torre da catedral no ano de 2004, o sino hoje é a atração principal do museu.
Alunos, acadêmicos, professores e comunidade em geral estão convidados a conhecer o Museu de Artes Sacras e seu vasto acervo. O museu está localizado nos fundos da Paróquia Imaculada Conceição (Catedral Arquidiocesana de Santa Maria), na Avenida Rio Branco, de segunda a sexta-feira das 14h às 17h30. Você pode visitar o museu de forma ininterrupta na seção de visita online, no site: www.museudeartesacrasm.com.br

O Museu Sacro de Santa Maria (MS) foi criado pelo Conselho Paroquial da Catedral Diocesana de Santa Maria, em 2005, após a realização da terceira reforma na matriz católica, que ocorreu entre 1998 e 2004, sob a administração do pároco Antônio Bonini. A implementação do Museus Sacro realizou-se através de projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e com o apoio da comunidade santa-mariense, de pessoas físicas e jurídicas.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *