Ainda há vagas para o grupo de pesquisa em Cultura Digital


Por Lavignea Witt

 

Professora Janilse Fernandes. Foto: Denzel Valiente/LABFEM.

Registrado no CNPq, o Grupo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem, está com vagas abertas para alunos da Universidade Franciscana (UFN) que tenham interesse em investigações na área. Com atividades em EAD, o grupo está em andamento há mais de dois anos, e é coordenado pela professora Janilse Fernandes Nunes, junto com Fabiana Pereira, professora do curso de Jornalismo da UFN.

”O grupo de pesquisa sobre tecnologias digitais voltadas para a educação e para processos em EAD, é multiprofissional em diferentes áreas, com professores e técnicos administrativos. As pessoas envolvidas se encontram a cada 15 dias para dialogar sobre o que estudaram no decorrer do período e fazer a análise da estrutura da pesquisa completa”, ressalta Janilse.

Os encontros acontecem de 15 em 15 dias, aos sábados de manhã e, atualmente, tem como objeto de estudo uma turma de graduação de Gestão em Recursos Humanos — primeira turma da modalidade EAD da UFN.  Conforme a coordenadora, o maior referencial do grupo é Pierre Levy com quem focam a questão da cibercultura e de outros assuntos que estão desenvolvendo. ”O nosso foco é entender como se dá essa cultura digital, estudar o dia a dia dessas práticas, e ensinar aos alunos essa vivência de como se aprende nesses espaços e desenvolver essa cultura digital deles”, explica.

No ano passado, o grupo de pesquisa teve como foco os professores que foram ensinados a elaborar e ampliar os conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem, onde houve questionários e entrevistas com cada selecionado a partir de alguns critérios que foram elencados.

A professora Janilse lembra que todos os alunos da instituição que tenham interesse para participar do grupo de pesquisa estão convidados. Não importa a área de origem, já que o grupo é multiprofissional e tem como objetivo incentivar a pesquisa para quem tem interesse em especializações.

Mais informações com  Janilse Fernandes (janilsenunes@gmail.com), ou com a professora Fabiana Pereira (fabiana.costa@ufn.edu.br).

Os encontros acontecem aos sábados, das 8h às 10h, na sala 716 no prédio 16 do conjunto III.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *