Carlos Etchichury bateu um papo sobre redação integrada


Por Bibiana Iop

 

Todos os anos, no mês de maio, a Zero Hora percorre universidades para dialogar sobre jornalismo com estudantes de graduação. Carlos Etchichury, editor-chefe da ZH, esteve na Universidade Franciscana na noite desta terça-feira, dia 21, e conversou com os acadêmicos sobre o funcionamento da redação integrada.

Etchichury  relata que a cobertura é dividida em hard news, esporte e soft news. Foto: Denzel Valiente

O jornalista explicou que, para melhor produzir conteúdo multimídia, sem sobreposições com outros veículos e extrair o melhor de cada profissional, surgiu a ideia de integrar a Gaúcha ZH, a Zero Hora, a rádio Gaúcha e o Diário Gaúcho, originando a proposta de Redação Integrada. Isso proporciona maior controle de qual conteúdo vai para qual plataforma/mídia, permitindo a cobertura da melhor forma para cada notícia  e adequando ao perfil do público. Etchichury contou que a jornada do usuário, isto é, o que o público busca de informação e onde acessa conforme o passar do dia, foi um dos motivos para a proposta de integração, pois, em momentos diferentes do dia uma mídia é mais consumida que a outra, o que sugere uma reorganização para melhor distribuição de conteúdo.

Sobre o tipo de profissional que o veículo procura, o jornalista defendeu que, primeiramente, o essencial é ter ética e empatia. Ainda brincou ao dizer que o bom profissional é como um canivete suíço, que possui diversas habilidades e irá usá-las na medida do possível e do necessário.

Colunistas são o maior motivo do público para fazer assinaturas digitais. Foto: Denzel Valiente

O editor-chefe da Zero Hora também falou que o maior desafio, apesar da redação integrada, ainda é produzir um jornal de qualidade. Segundo ele, agora deve-se aprender a vender a notícia, diferentemente de antes, quando o que sabiam era vender jornal.

Entre diversas perguntas feitas pelos alunos, Etchichury comentou sobre a magnitude em se manter a postura profissional num momento em que a nossa cultura é de se expor no meio digital. Por fim, o jornalista convidou os alunos para que participem do concurso da ZH que abrirá suas inscrições em junho. O concurso Uma Pauta Gaúcha é uma iniciativa da Redação Integrada e busca identificar talentos entre estudantes de Jornalismo dos 26 cursos do Estado. Mais informações serão divulgadas em breve.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *