Serviços e comércio: o que vai funcionar no feriado de Páscoa


Por Lavignea Witt

 

No próximo dia 19, sexta-feira, feriado da Paixão de Cristo que antecede a Páscoa, não haverá expediente nas repartições e órgãos da Administração Municipal. O atendimento ao público externo no Centro Administrativo Municipal será retomado na próxima segunda-feira, 22, das 7h30min às 13h. Os serviços essenciais a população estarão funcionando. Confira:

Foto: PMSM

Saúde

Na sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Estratégias Saúde da Família (ESF’s) não funcionarão. Já o Pronto-Atendimento Municipal (PA), localizado no Bairro Patronato, e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), junto ao Hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro, funcionarão normalmente. O Pronto-Atendimento Odontológico, junto ao PA do Patronato, atenderá em regime de plantão a partir das 19h de sexta-feira (19). As ambulâncias do SAMU também atenderão normalmente e podem ser solicitadas pelo número 192.

Recolhimento de lixo

A coleta de resíduos sólidos, a coleta conteinerizada e a convencional serão realizadas normalmente.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Localizado na Avenida Rio Branco, no Centro, estará fechado.

Casa de Passagem para Adultos

Localizada na Rua 7 de Setembro, nº 806, funcionará normalmente durante todo o dia. Os telefones para contato são: (55) 3015-1518 ou (55) 99999-9708.

Trânsito e segurança

Os serviços da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU)  atuarão  na zona urbana em regime de plantão, das 7h às 24h, na sexta, no sábado e no domingo.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal manterá as rondas volantes com pontos nas principais rotas, como praças e unidades de pronto-atendimento. O restante dos deslocamentos deverá ser somente em casos de arrombamento ou apoio a outras unidades. O telefone da GM é 153.

Shopping Royal. Foto: Helena Moura?arquivo ACS

Shoppings Royal

Com a vinda do feriado e a comemoração da Páscoa, alguns shoppings de Santa Maria farão uma programação especial para quem quer um momento de lazer. As seções das lojas, praça de alimentação e de recreação do Royal Plaza Shopping abrirão das 11h às 22h, com o funcionamento das lojas facultativo. O shopping estará proporcionando ainda, até o dia 21, muita diversão e atividades gratuitas na área central do shopping. Podem participar das atividades crianças de até 12 anos e suas famílias e, não precisam ser realizadas inscrições antecipadas. Os pequenos podem colorir desenhos e se divertir no espaço kids, que estará aberto durante todo o horário de funcionamento do shopping.

Shopping Praça Nova

Dia 19 de abril – Sexta-feira da Paixão:
Lojas (facultativo): abertas das 14h às 20h
Alimentação e lazer: abertas das 11h às 22h
Boliche: aberto das 14h às 01h
Cinema: conforme programação
Academia: aberta das 9h às 15h
Mercado: aberto das 11h às 20h30

Porteiros fiscalizam entrada do shopping.
Foto: Helena Moura

Monet Plaza Shopping

As lojas abrirão das 12h às 18h, e a praça de alimentação das 11h até às 18h. Ainda haverá programação para as crianças, entre os dias 13 e 20 de abril, com várias oficinas para os pequenos de 5 a 10 anos brincarem. Todas as oficinas são gratuitas e devem ser realizadas inscrições pelo site do shopping.

Lojas

O Sindicato dos Lojistas de Santa Maria propôs, no início de março, o funcionamento do comércio em 10 dos 14 feriados nacionais no ano de 2019. A medida que também foi aprovada em assembleia do Sindicato dos Comerciários, foi protocolada junto ao Ministério do Trabalho nessa quarta-feira, 17, autorizando o funcionamento do comércio já no próximo feriado de sexta-feira Santa, no dia 19 de abril. O funcionamento das lojas será facultativo e os lojistas que forem abrir suas lojas, deverão assinar um termo de adesão, contendo o nome e CPF do colaborador escalado, para entregar nos dois sindicatos representantes da categoria até o dia anterior ao feriado em questão.

Segundo informações do site Sindilojas região Centro, esse documento será necessário porque uma das exigências do Sindicato dos Trabalhadores do Sindicato do Comércio, para a liberação dos feriados propostos pelo Sindilojas Região Centro, foi que apenas os funcionários que autorizarem o recolhimento da contribuição sindical laboral estarão aptos a receber prêmio de R$ 80,00 e folga equivalente em um prazo de trinta dias ou o dobro do valor da hora trabalhada. Aqueles que não autorizarem o recolhimento, terão direito a duas folgas também no prazo de trinta dias.

Outra novidade que deve ser observada pelos lojistas é que os estabelecimentos que não cumprirem com a normativa da entrega do termo de adesão e optarem por funcionar mesmo assim, estão sujeitas a uma multa no valor de dois salários mínimos. O Sindilojas Região Centro, por hora, montará uma operação para facilitar o protocolo junto aos lojistas e estuda uma forma de facilitar o processo para os outros feriados do ano.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *