Rômulo D’avila debate a rotina de trabalho na televisão


Por Bibiana Iop

 

Bate-papo com o Rômulo DÁvila, jornalista egresso da UFN, aconteceu no salão Acústico, no prédio 14 do conjunto III da IES. Foto: Patrício Dias de Freitas/LABFEM

O dia a dia trabalhando na televisão e seus desafios foram os assuntos que guiaram o bate-papo com o jornalista Rômulo D’Avila na noite de ontem, quarta-feira, dia 29. Formado em Jornalismo pela Universidade Franciscana(UFN) em 2013,  Rômulo conversou com os alunos do curso e respondeu a diversas perguntas durante quase duas horas.

Ao relatar suas experiências, falou sobre os estágios na UFN e no grupo RBS, enquanto aluno, e sua trajetória profissional  até chegar na TV TEM, afiliada da Globo na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, onde trabalha atualmente.

Rômulo conta que quando entrou na faculdade só tinha certeza de não gostar de televisão, porém ao longo do curso, suas experiências o fizeram se aproximar desse meio. Também falou sobre a  rotina da produção televisiva, destacando como é importante o trabalho em equipe, assim como a confiança entre os colegas de equipe, uma vez que, na maioria das vezes, a pauta é produzida por outro profissional e ele precisa ir para rua executá-la.

Exibindo reportagens realizadas por ele, o jornalista afirma que cada detalhe na matéria importa e que se deve sentir a pauta durante o processo, para saber como apresenta-la. Além disso, Rômulo relata que dificilmente há tempo para decorar falas antes de entrar ao vivo. “Às vezes, a gente é atropelado pela pauta”, brinca.

Ele destaca também que, muitas vezes, a honestidade com o telespectador é a chave do trabalho do repórter na televisão.  O profissional deve contar os fatos e, se não há maiores informações, explicar isso durante a fala. A parte mais difícil para Rômulo, é a realização de uma pauta em um ambiente onde a sua presença não é desejada. Nesses casos é necessário achar o equilíbrio entre passar as informações relevantes e não dar palco a entrevistados alterados.

O encontro reuniu alunos, professores e egressos do curso de Jornalismo da UFN, no Salão Acústico do Prédio 14, prédio 14 do Conjunto III da instituição.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *