UFN inaugura espaço para amamentação no Prédio 16


Por Bibiana Iop

 

O espaço conta com duas poltronas e quatro pufes. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM

Na noite de ontem, quinta-feira 11, foi inaugurado o Espaço de Amamentação no Prédio 16 do Conjunto III da Universidade Franciscana. A idealizadora da ideia foi a professora Franceliane Jobim Benedetti, que contou com a colaboração das professoras Patrícia Pasquali Dotto, Bianca Zimmermann dos Santos, Cristina Saling Kruel, Regina Gema Santini Costenaro, e Claudia Maria Gabert Diaz, do mestrado profissional em Saúde Materna e Infantil.
Patrícia contou que o espaço foi criado a partir das demandas e necessidades verificadas, uma vez que muitas mães, professoras, acadêmicas e funcionárias estão no período de amamentação e precisam de um espaço mais reservado para amamentar na instituição. “O espaço serve para elas amamentarem com tranquilidade. Há um berço para o bebê descansar, e a mãe que deixou o filho em casa pode coletar o leite e armazenar na geladeira etiquetado e identificado para levar depois”, complementa.
“A maioria dos professores e alunos da UFN são mulheres em idade reprodutiva”, informa Franceliane Jobim, professora da nutrição.

A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, para que as instituições e universidades comecem a promover espaços internos para o aleitamento materno. Patrícia também diz que a instituição recebeu muitas ligações para ver o novo espaço. “A gente ficou impressionada com a repercussão que teve pela cidade. Esperamos que inspire outros lugares a fazerem o mesmo”.
Cristina Saling Kruel, mãe e professora da psicologia, afirma que o Espaço de Amamentação é muito importante por tudo que ele simboliza e porque também provoca outras instituições do município a repensarem suas práticas de cuidado a seus colaboradores. “É um espaço simbólico de que as mulheres são bem vindas também em condição de maternidade, dando uma melhor recepção para seus bebês e suas famílias”, afirma Cristina.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *