A falta que você me faz


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Felipe Schroeder de Oliveira encerrou a noite do segundo dia do 15º Fórum de Comunicação.

A palestra de encerramento deste segundo dia do 15º Fórum da Comunicação da Universidade Franciscana, quarta-feira, 28,  trouxe a reflexão sobre a importância do contato entre as pessoas enquanto questão emergente nestes tempos de pandemia.  A falta que você me faz: a importância do contato em nossas vidas foi o título escolhido pelo convidado da noite, Felipe Schroeder de Oliveira, psicólogo e professor da UFN.

Felipe abordou a relevância e a necessidade da comunicação em tempos de distanciamento social, quando a escassez do contato presencial faz com que se vivencie a experiência da perda, hoje intensificada

Segundo ele,  a angústia vivenciada em decorrência do isolamento social, da ausência do contato com o Outro , interferem na motivação e na perspectiva de futuro. Entre os sintomas que traduzem esse processo estão os problemas de saúde mental, o aumento do consumo de substâncias lícitas e ilícitas, e a procura dos consultórios de profissionais.  Para ele, reconhecer os sentimentos que permeiam esse momento, tais como tristeza, angústia, frustração, depressão é o primeiro passo para atenuar os seus efeitos na vida de cada um.

Otimista, Felipe  acredita que embora o futuro seja uma incógnita, a pandemia pode tornar as pessoas mais cuidadosas umas com as outras. Ele defende que o cultivo dessa sensibilidade inclusiva é a esperança de que se tenha um mundo mais solidário e afetivo.

Felipe é docente do Curso de Psicologia UFN, mestre em Psicologia pela PUCRS, doutorando em Psicologia pela UFRGS e membro do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva –  NEUROCOG

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *