Dia do Livro Infantil traz diversas atividades para as crianças PDF Imprimir E-mail
Escrito por João Francisco Serpa Filho (da Redação)   
Qui, 02 de Abril de 2009 04:33
 Imagine ouvir clássicos da literatura infantil na forma de teatro e interagir com a história. Ou, quem sabe, participar de uma oficina de criação de livros e depois fazer maquiagem para ficar igual às personagens dos contos de fadas. Pois essas são algumas das atividades voltadas às crianças que o Santa Maria Shopping  promove desde a tarde dessa quarta-feira, 1º de abril, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil. As atividades vão até sexta, dia 3, das 14 às 17 horas.

 

 

Ao chegarem ao 4º andar do shopping, as crianças são recebidas por atrizes da Cia. Fulanas de Teatro. As atrizes interpretam clássicos infantis como João e o Pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho numa atividade denominada Tapete Mágico. Em seguida, são distribuídas folhas em branco, giz de cera, cola e figuras de papel das personagens para que as crianças criem sua própria história.

 

 A atriz Joelma Rannov fala da experiência de contar histórias teatralizadas para crianças: “No trabalho com crianças, o tema que escolhemos é o conto de fadas. Utilizamos sempre uma personagem-contadora que vai narrando e comentando a história para elas. O mais legal disso tudo é ver as crianças interagindo com a contadora e sentir como elas entram na fábula”.

 

 

 Os alunos da 1ª série do Colégio Sant’Anna foram os primeiros a chegar. Para a professora Oralda do Nascimento, esse tipo de atividade, num ambiente diferente da escola, atrai mais as crianças. “São crianças de 5 e 6 anos que estão no processo de aprendizado da escrita. O que me encanta é ver como elas estão empolgadas com a construção de seus livrinhos. No colégio, temos um projeto, a Hora do Conto, onde os alunos vão para a biblioteca e ouvem clássicos da literatura infanto-juvenil para depois trabalharem em sala de aula. Mas aqui parece que elas demonstram mais interesse e até se soltam mais”, explicou.

 

 Depois de assistirem ao teatro e criarem seu próprio livro, as crianças são convidadas a assistirem a uma animação sobre saúde bucal. Um grupo de acadêmicos do 3º semestre de Odontologia da UFSM dá orientações sobre higiene oral auxiliados pelos personagens da Turma do Oggy. No filmezinho, Oggy é um dentinho branco ameaçado por “doces malvados” e precisa contar com a ajuda de amiguinhos como o fio dental, a pasta e a escova de dente para se defender.

 

 

 A estudante de Odontologia Flávia Isaía Vieira conta um pouco mais sobre o trabalho: “Este é o projeto Dentinhos Saudáveis. Nele, estamos incentivando as crianças a cuidarem da higiene bucal desde cedo. Explicamos o que é cárie e damos dicas como: evitar comer muito doce, escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental. O filmezinho é pausado de tempos em tempos para que possamos comentar e fazer perguntas às crianças. É uma maneira de interagirmos com elas que está dando certo”, afirmou.

 

Ao término do cineminha, uma última atividade ainda aguarda as crianças: a maquiagem artística. Uma a uma, as crianças vão tendo seus rostos pintados com personagens das historinhas, num processo que não leva mais do que meio minuto.

  A maquiadora Cristiane Diniz fala sobre as preferências das crianças na hora da maquiagem: “As meninas gostam de fazer maquiagem de princesa, passar batom e se olhar no espelho. Já os meninos preferem algo que tenha a ver com super-heróis, como o Batman e o Homem-Aranha”.

 

O aluno Luís Felipe Antunes Nogueira, 5, participou de todas as atividades e, apesar de ter o livro João e o Pé de Feijão em casa, disse que gostou mais da história teatralizada. “Gostei muito do teatro. E hoje também aprendi que tenho que escovar os dentes todos os dias. Ah! E a língua também!”, exclamou.

 

 

Quem pensou que só as crianças teriam atividades nesta semana, enganou-se. Nesta quinta, 2 de abril, pais e professores estão convidados para a palestra sobre Literatura Infantil com a patrona da Feira do Livro Infantil de 2005 e autora da coleção Vó Preta, Maria Rita Py Dutra. A palestra é gratuita e será às 18h30min, na sala 305 do 3º andar do Santa Maria Shopping.

 

Nesta quinta, também, às 9 horas da manhã, a Biblioteca Pública Municipal realiza a Hora do Conto. A atividade,  na Sala do Conto da Biblioteca, traz uma narração da história do nascimento do livro e conta com a participação dos alunos do 1º ano da escola Olavo Bilac.  O encontro é uma promoção da Biblioteca Pública Municipal e Secretaria de Município da Cultura.

O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril, uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875), nascido nessa data. Entre os contos que Andersen escreveu destacam-se: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.

 

Fotos: Evandro Sturm (Laboratório de Fotografia e Memória)

 

 

 
:: Siga-nos no twitter
twitter
:: JornalEco

JornalEco

© 2014 Agência CentralSul de Notícias
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.