Por que algumas pessoas nunca pegaram Covid-19?

Imagem: U.S. Departament of Energy

Pesquisas realizadas com pessoas que nunca contraíram a doença focaram em entender os fatores genéticos que contribuíam para o agravamento dos casos, mesmo em pessoas sem agentes de riscos. 

Os pesquisadores descobriram que 20% dessas pessoas tinham mutações no gene que produz o interferon, a substância que o corpo usa como sua primeira linha de defesa contra o vírus.

A genética pode ser um ponto determinante na gravidade da doença. Ela também pode ser a chave para a resistência à infecção pela Covid-19.

João Gabriel Pinnow, de 20 anos, nunca foi infectado pela doença. Ele acha que a genética o ajudou na hora de se proteger: “acredito que tenha sido minha imunidade alta, porque apesar de muitas pessoas se protegerem e tomarem diversas providências preventivas, acabaram contraindo o vírus mesmo assim”.

Clarice Marques, de 48 anos, também nunca foi infectada pelo vírus.  Ela nos conta que: "mantenho os cuidados sempre, até porque em dois anos agindo da mesma forma, criei hábitos que irão servir para o resto da minha vida".