Arquivo Histórico de Santa Maria comemora 55 anos


Por Luisa Neves

 

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) comemora 55 anos no dia 22 de dezembro. Para celebrar a data, o Arquivo, que guarda a memória do município, realizará uma semana intensa de atividades, com o apoio da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Santa Maria (Amarqhist).

A programação ocorre de 2 a 6 de dezembro e a abertura oficial será no dia 2, às 19h30, na sede do Arquivo Municipal, localizado na Rua Appel, 900, no centro Integrado de Cultura Evandro Behr.

Programação do Encontro de Pesquisadores Foto: divulgação.


O evento mais esperado é o IV Encontro dos Pesquisadores do AHMSM que ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, na sede do AHMSM. A primeira palestra será no dia 3, às 14h. A seguir ocorrerá a apresentação dos trabalhos, até às 20h. O encontro é realizado anualmente para divulgar as pesquisas realizadas com base no acervo do Arquivo e para troca de experiências entre os autores.

O público-alvo é constituído por alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Arquivologia, História, Ciências Sociais, entre outros. Os participantes receberão certificados e seus artigos serão publicados em jornais locais. As inscrições devem ser realizadas até a próxima sexta-feira (29), na sede do AHMSM ao valor de sete reais para estudantes e 15 reais para profissionais. A participação pode ser como ouvinte ou como comunicador. Mais informações serão obtidas no telefone do Arquivo (55) 3222 8300.

Ainda dentro da programação está a exposição “Salas de Cinemas de Calçada”, com abertura no dia 5 de dezembro, às 19h30, na sede do Arquivo. A exposição, composta de painéis que apresentam a cronologia dos cinemas de rua na cidade, no período de 1908 a 1997, é organizada pela Casa de Memória Edmundo Cardoso. A mostra ficará aberta até 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30.

Já a palestra “Os projetos culturais e os encaminhamentos às instituições de fomento”, com a secretária de cultura de Caçapava do Sul, a arquivista Maria Alice Garcia dos Santos, está prevista para o dia 6 de dezembro, das 14h às 18h. as inscrições podem ser feitas via email (arquivohistorico@santamaria.rs.gov.br), até o dia 4 de dezembro, ao custo de 10 reais.
A programação de aniversário do AHMSM é patrocinada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Livraria Nobel e Banrisul.

Atenção para a data de inscrição para assistir a palestra. Foto: divulgação.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *