Santa Maria: Ações de prevenção e controle no Dia Mundial do Diabetes


Por Deborah Alves

 

Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, nesta quinta, dia 14 de novembro, ações de prevenção e controle da doença que atinge em torno de 10 % da população santa-mariense.

Diversas atividades serão realizadas na Praça Saldanha Marinho, das 9h às 16h30min, com o objetivo de alertar a população sobre os perigos da doença, e da necessidade de realizar exames e diagnosticar a diabetes precocemente.

O Dia Mundial do Diabetes celebrado com música (com as principais bandas militares da cidade) e dança para a população, além de brincadeiras para as crianças. Durante o evento estará à disposição da comunidade teste de glicose (HGT), avaliação nutricional e do índice de massa corpórea, orientação bucal, ações educativas de fisioterapia, atividades físicas, recreativas e laborais.

Também haverá a Caminhada Cultural do Dia Mundial do Diabetes, que irá unir atividade física, conscientização e um roteiro por pontos turísticos do centro histórico e cultural da cidade. Com saída da Praça Saldanha Marinho, às 16h30min do dia 14, a caminhada seguirá pela Avenida Rio Branco até a Gare, onde será realizado o encerramento do evento.

Confira a programação do Dia Mundial do Diabetes

Horário: das 9h às 16h30

Local: Praça Saldanha Marinho

 

-Teste de Glicose

-Avaliação Nutricional, índice de massa corpórea

-Orientação bucal;

-Ações educativas de fisioterapia

-Atividade física

-Atividades recreativas

-Atividades Laborais

-10h30- Apresentação da Banda da Brigada Militar;

-11h- Abertura oficial

-Apresentação de Dança de Salão, com Ana Carolina Quaiatto e Vilson Quaiatto;

-15h30-Apresentação da Banda da Base Aérea de Santa Maria (Basm)

-16h30- Início da Caminhada Cultural do Dia Mundial Do Diabetes, saindo da Praça Saldanha, seguindo pela Avenida Rio Branco até a Gare, onde será realizado o encerramento da atividade

-Sorteio de duas passagens aéreas para Porto Alegre pela Azul Linhas Aéreas

-Apresentação da Banda da 3ª Divisão do Exército (3ª DE)

-Encerramento

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *