Buracos atrapalham o tráfego em Santa Maria


Por Agência CentralSul de Notícias

 

17040166

Ronald Buss de Souza, morador do Bairro Cerrito e idealizador do evento (Foto: divulgação)

Moradores da Rua Pedro Santini, no Bairro Cerrito, realizaram um protesto civilizado e bastante curioso. Para chamar a atenção da Prefeitura de Santa Maria, eles resolveram fazer em meio aos buracos uma roda de chimarrão. Junto à essa ideia, eles organizaram um evento no Facebook chamado “Mateada nos buracos da Rua Pedro Santini”.

Os organizadores convidaram todos os moradores da vizinhança e seus familiares para mostrar sua insatisfação de uma forma bem-humorada e democrática. A mateada aconteceu no domingo, dia 16 de novembro. Segundo a moradora, Joana da Luz, a mateada reuniu cerca de 30 pessoas e “foi um bom começo para tentar chamar a atenção do poder público para os buracos aqui encontrados”.

A Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços de Santa Maria afirmou, por telefone, que irá rever o asfalto da Rua Pedro Santini, localizada no bairro Cerrito. “Estamos tentando tapar os buracos de várias ruas ao mesmo tempo, pois são muitas reclamações, e por isso os moradores devem ter paciência”, comentou o assessor de gabinete Paulo Genro.

Conforme o morador do bairro Cerrito, Luiz Carlos Machado, “os buracos são muito profundos e largos. Só passo por ali por que tenho que trabalhar, pois aquilo está horrível”.

Linhas de ônibus sofrem desvios em Santa Maria

O Sistema Integrado Municipal (SIM), juntamente com a Associação dos Transportes Urbanos (ATU), comunicou na segunda semana do mês de novembro a alteração dos itinerários de alguns trajetos de ônibus. “Os percursos tiveram de ser alterados porque as vias públicas não oferecem condições de trafegabilidade”, disse o gerente do SIM, Cristiano Andreata. Segundo o secretário de Mobilidade, Miguel Passini, todas as reclamações já foram comunicadas ao secretário de obras Tubias Calil.

F19-8715

Moradores preferem andar de ônibus ou a pé do que ter carro próprio (Foto: Divulgação)

A doméstica Maria da Silva, que percorre vários bairros durante a semana, contou que em um só dia, o ônibus em que estava estragou dois pneus, devido aos buracos. “Não dá nem pra pensar em ter um carro próprio com as ruas do jeito que estão, dá menos custo andar de ônibus ou a pé”, comenta.

As linhas que estão com novo trajeto são:

-Corredor Santa Marta e Penitenciaria Estadual de Santa Maria.

-Vila Vitória.

-Vila Rossi e Boi Morto.

Você pode ver mais informações sobre os horários e os trajetos dos ônibus no site da Associação dos Transportes Universitários – ATU ou no site do Sistema Integrado Municipal – SIM.

Por Carolina Busatto Teixeira para a disciplina de Jornalismo Online

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *