O sucesso das personagens femininas nas sagas mais vendidas do mundo


 

A lista de livros mais vendidos do jornal americano The New York Times, da  revista Veja, e da Editora Intrínseca trazem títulos com enredos distintos, mas com um elemento em comum: personagens femininas que são verdadeiras heroínas. Com varinhas mágicas, arco e flecha e cabelos trançados, as personagens vêm fazendo sucesso entre os adolescentes, pois estão no topo de vendas da categoria “young adults” (jovens adultos).

Os livros da coleção “Harry Potter” fazem sucesso desde a data de seu lançamento, no ano de 1997.  Com a história de um jovem bruxo e seus amigos, que iniciam os estudos em uma escola de magia e bruxaria, a escritora J.K. Rolling nos traz uma importante personagem: Hermione. Considera por seus amigos uma “sabe-tudo”, a meSem títulonina, que é muito dedicada aos estudos, sempre protege e ajuda aos outros com seus conhecimentos.

“Ela é uma inspiração pra mim, pois é muito inteligente e sempre coloca os amigos em primeiro lugar” é o que afirma Nadine Vieira, 18 anos, fã da série desde os 12.
Com o lançamento de “Crepúsculo”, no ano de 2005, os livros narrados por protagonistas femininas se tornaram ainda mais populares entre os adolescentes.

A personagem Bella Swan, que lutou por seu amor pelo vampiro Edward e posteriormente, para proteger sua filha, também é uma heroína aos olhos de muitas pessoas. O sucesso desse estilo de livros não parou por aí: no ano de 2008, Suzanne Collins lançou o primeiro livro da trilogia “Jogos Vorazes” e apresentou ao mundo a heroína Katniss Everdeen. Trabalhar para sustentar a família desde nova, se sacrificar em virtude de salvar a vida da irmã mais nova, e até mesmo liderar uma revolução – essas são só algumas das ações da personagem que conquistou muitas fãs.

Para as estudantes Julia Santos e Luana Martins a personagem é uma referência, pois na trama aprendeu a sobreviver em meio a vários problemas que a abalaram. “A força dela me faz querer ser assim também”, revela Julia.

O sucesso nos cinemas

Toda essa repercussão no mundo literário não passou despercebido pelos grandes estúdios cinematográficos. Essas histórias vêm fazendo sucesso também no cinema. Os filmes da série “Harry Potter” foram campeões de bilheteria, assim como os dois longas-metragens já lançados da saga “Jogos Vorazes”. O terceiro filme da trilogia, intitulado “A Esperança”, estreou no dia 19 de novembro, (Confira os horários das seções no Cinema Arcoplex – Royal Plaza Shopping) e as previsões não desanimam – deve fazer tanto sucesso quanto os outros dois.

Confira o trailer oficial de Jogos Vorazes – A Esperança

 

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *