Eles se esforçaram. Batalharam. Deram tudo de si, mas mesmo assim a equipe fez uma atuação insuficiente para vencer. Com o centro de treinamentos (CT) do Esporte Clube Juventude lotado mesmo com muito frio e vento, o Juventude FA conseguiu anular todas as ações da equipe santa-mariense e venceu o jogo por 19 a 0.
O Soldiers apostou no jogo terrestre desde o começo, conseguindo bons avanços com Guilherme Busanello. No entanto, a equipe fracassou no jogo aéreo. Em seu primeiro passe, o quarterback (QB) Gustavo Weschenfelder foi interceptado e o passe foi retornado para touchdown pelo adversário. No ponto extra, o Juventude FA tentou um truque para converter os dois pontos, mas a tentativa fracassou.
As esperanças do time de Santa Maria se renovaram quando a equipe do Juventude FA sofreu “fumble” na primeira jogada ofensiva, que foi recuperada pelo Soldiers. A equipe chegou a levar a bola até a linha de uma jarda.
Uma série de erros fizeram com que a equipe saísse da campanha sem pontuar. O Juventude FA ainda anotara um Field Goal de 54 jardas com o kicker Matheus Eli antes do intervalo, deixando o placar em 9 a 0 para os mandantes.
No segundo tempo, o Soldiers continuava a apostar no jogo terrestre, sem sucesso. Em um “snap” ruim, o QB Gustavo Weschenfelder lançou outra interceptação ao tentar se livrar da bola. Lesionado, não retornaria mais ao jogo, substituído por Wagner Freitas. Na campanha seguinte do adversário, outro “fumble”, recuperado pela equipe de Santa Maria.
Contudo, a equipe do centro do estado fracassaria novamente em sua campanha ofensiva. Em outro snap ruim, a equipe do Juventude FA recebe a bola na linha de uma jarda do seu campo de ataque. Em uma corrida simples pelo meio feita pelo QB Thiago Pacheco, o Juventude FA anotava outro touchdown.
Na campanha seguinte, o Santa Maria Soldiers conseguiu conversões difíceis e se encaminhava para finalmente diminuir a desvantagem. No entanto, Wagner Freitas cometeu falta anti-desportiva antes de entrar na endzone, que resulta em penalidade de 15 jardas e que no caso anula o touchdown. Com dificuldades imensas para acertar passes, a equipe saiu da jogada sem pontuar. Depois disso, o Juventude administrou o placar e só não ampliou por conta de fumbles. Já sem esperanças de virada, a equipe colocou o jovem QB Alexandre Krum no final do jogo para dar experiência ao jogador.
Com a derrota, o Soldiers está eliminado do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. A equipe só voltará a jogar no 2º semestre, no campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA). Por meio de sua fanpage oficial, o time anunciou que fará uma nova seletiva de atletas, prevista para o dia 12 de abril.
Já o Juventude FA enfrentará o Santa Cruz Chacais pela semifinal do campeonato gaúcho também no dia 12 de abril, em local a ser definido por sorteio. O vencedor deste jogo estará na final, que ocorrerá no dia 10 de maio.