Vegetarianismo conquista jovens na Unifra


Por Amanda Souza

 

Hoje o vegetarianismo é cada vez mais comum entre jovens e adultos. As pessoas buscam uma alimentação mais saudável e menos “tóxica”.

(Foto por: Fernanda Gonçalves/Laboratório de Fotografia e Memória)

Cantina investiu em sugestões vegetarianas e veganas  (Foto: Fernanda Gonçalves/Laboratório de Fotografia e Memória)

Na cantina do Centro Universitário Franciscano, há pedidos de refeições veganas ou vegetarianas. “Dentro das informações que a ouvidoria do curso de Nutrição nos passou estava a necessidade de lanches vegetarianos”, explica a gerente Luana Rodrigues.
“Fomos atrás de receitas e massas veganas e vegetarianas. Tivemos treinamentos sobre as refeições, também para poder dar informações. Temos também as receitas para mostrar aos clientes, devido às restrições de cada um”, destaca Luana.

A estudante Larissa da Rosa, 19, do Centro Universitário, conta que o processo de parar de comer carne foi fácil para ela, vegetariana há três anos. Já não tinha o costume de comer carne, pois sua mãe, também vegetariana, substitui alguns alimentos em casa. Ela teve muito apoio da família, e os amigos também viraram vegetarianos depois que ela mudou a alimentação.
“Eu procuro não comer muito fora de casa, pois prefiro comer coisas integrais. Quando eu saio para jantar fora com meus amigos, vamos frequentemente a lugares vegetarianos, aqui em Santa Maria. As opções estão aumentando, e as críticas diminuindo. Agora eu encontro mais pessoas vegetarianas e quando se torna algo comem passa a ter um pouco mais de respeito”, acredita.

Elísia Ramos, 16, estudante, quis parar de comer carne em um primeiro momento com seis anos, porém não recebeu apoio de seus pais. Eles acreditavam que era muito cedo, acharam melhor esperar ela crescer para então se decidir. Elísia virou vegetariana em outubro do ano passado. “Comia muito fora de casa, então controlava minha alimentação. Mas em casa comia carne ainda até que falei para minha família, em outubro, que não comeria mais”, conta.
“Na maioria dos lugares, as opções de salgados para vegetarianos são pão de queijo, além dos doces. Nunca fui em locais vegetarianos, quando saio vou em lugares ‘comuns’. Hoje em dia não sinto vontade nenhuma de comer carne, me causa até o enjoo o cheiro”, lembra a menina.

(Foto por: Fernanda Gonçalves/Laboratório de Fotografia e Memória)

Entre as opções estão salada de fruta e sanduíche natural (Foto: Fernanda Gonçalves/Laboratório de Fotografia e Memória)

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *