Filosofia e história: cursos que vão além da licenciatura


Por Agência CentralSul de Notícias

 

DSC_0039

Acadêmicas Thays e Isis divulgando o curso de Filosofia. Fotos:Bibiana Iop/ Laboratório de Fotografia e Memória

A Unifra proporciona diversos cursos de licenciatura, entre eles está filosofia e história. A filosofia possui um caráter muito crítico e curioso. A pessoa que faz filosofia, geralmente não se contenta com as respostas dadas de forma simples. Ela sempre busca saber mais, questionar.

Segundo as estudantes, fazer filosofia na Unifra tem uma vantagem excepcional, porque  o incentivo é muito grande, e a instituição oferece bolsas e estágios. “O diferencial que nós apresentamos hoje, é o mesmo que trazemos no dia-a-dia: o diálogo, o debate, o incentivo. É fazer os alunos perceberem que eles não precisam se formar apenas para trabalhar em sala de aula e, sim, podem ser pesquisadores. A Unifra não se limita só a nossa formação, ela incentiva a gente a atuar em outras áreas, ela não cessa o nosso saber, ela faz com que a gente queira continuar estudando”, disseram as alunas Thays Campagnol e Isis Zanardi.

DSC_0040

Estudante Matheus Lauer apresentando o curso de história.

   História

O curso de história, segundo o aluno Matheus Lauer, modifica a mente de quem estuda. O curso faz com que as pessoas enxerguem os dois lados da moeda, e passem a analisar mais as situações da vida.

Dentro da Unifra, o curso foca na formação de professores inovadores, que não buscam apenas aquelas didáticas tradicionais, com o quadro negro e o giz. O curso procura formas de aproximar os alunos dos professores.”A história faz com que a gente deixe de acreditar em certo e errado. Por exemplo, se analisarmos a Segunda Guerra Mundial, do ponto de vista dos nazistas, eles estavam certos; já os americanos acreditam que os nazistas estavam errados. A história abre os horizontes”, finalizou Matheus.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *