Oficina de Mídias: impressões dos alunos


Por Multijor

 

Oficina de Mídias é uma das novas cadeiras do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. Dividida em quatro etapas (Fotografia, Audiovisual, Rádio e Digital), a disciplina apresenta as diferentes mídias e linguagens aos acadêmicos do primeiro semestre. A ideia da cadeira surgiu na Semana da Chegada, que mostrava os laboratórios do curso aos calouros a partir de dinâmicas práticas. Neste semestre, a disciplina foi conduzida pelos professores Laura Fabrício (Fotografia), Neli Mombeli (Audiovisual), Gilson Piber (Rádio) e Maurício Dias (Mídias Digitais). A seguir confira as impressões dos alunos:

13553411_1059615330795511_955627210_nAllyson Marafiga: “Todas as oficinas, desde fotografia, audiovisual, rádio e digital, foram muito boas e incríveis. Em todas elas, eu aprendi um pouco mais sobre as áreas que elas atuam. As aulas foram bem dinâmicas e divertidas. Eu posso dizer que todas elas foram essenciais para minha primeira experiencia no curso de Jornalismo, porque me identifiquei, um pouco, com todas”.

13551037_1134553126566566_316733788_nThais Moutinho: “A disciplina é muito interessante. As aulas foram bem descontraídas. Aprendi muitas coisas interessantes e descobri outras que nem sabia que existia. Os professores das oficinas são muito parceria, me diverti muito. O legal dessa cadeira é que mostra para gente a ideia do que a faculdade tem pra nos oferecer, os vários caminhos que podemos seguir. Foi um aprendizado maravilhoso, com pessoas excelentes e especiais”.

Gabriel Leão: “A cadeira de Oficina de Mídias nos proporcionou uma experiência inicial em cada plataforma de mídia, pois tivemos contato com o rádio, digital, audiovisual e fotografia.  Acredito que a cadeira deve continuar, pois é de grande auxílio aos estudantes que estão começando o curso e não possuem base sobre os conteúdos aprendidos. Em cada plataforma aprendemos o básico acerca do seu funcionamento e o seu uso na área do jornalismo. Esse primeiro contato é importante e também o aprofundamento durante o curso”.

Ariadne Marin: “Oficina de Mídias foi de grande importância para ter uma base para os próximos semestres, de foto, rádio, digital e audiovisual, coisas que muitas vezes achávamos fáceis e que no fim não eram. Fotografia foi uma das que mais gostei, mas acredito que deva aprender mais como manusear uma câmera profissional”.

13521054_1590369361255684_1796311596_nFabielle Dornelles: “Uma experiência válida. Foi interessante, pois aprendemos um pouco sobre cada mídia. As aulas foram bem específicas e nos mostraram um pouco do campo de trabalho e como funciona. Deu para ter uma boa noção de como funciona cada uma delas.Acho legal essa matéria no primeiro semestre, pois mostra um pouco da realidade jornalística e nos direciona à área que nos atrai mais”.

13553182_1223220791021259_2069386614_nMariama Granez: “A disciplina de mídias foi show de bola, por nos proporcionar o contato com diferentes tipos de mídias e irmos para outras cadeiras com uma base de conhecimento. Para mim, foi muito válido, pois descobri que gosto de áreas que nunca imaginei, como o audiovisual, onde me senti realizada quando vi meu vídeo pronto. Definitivamente meu amor por fotos só aumentou com as aulas de fotografia da Laura. Rádio foi uma experiência nova. E digital foi fantástico, pois é o universo com o qual mais tenho contato e com toda a certeza aprendi muitas coisas que ainda não conhecia ou não sabia usar. Enfim, valeu muito a pena essa cadeira”.

13565520_510227372507649_2067508227_nAriel Portes: “Quero começar dizendo que gostei muito do formato dessa disciplina. Pois dividir em quatro, podendo conhecer um pouco de algumas áreas da futura profissão, é algo muito inteligente. Audiovisual, Rádio, Digital e Fotografia foram a iniciação de uma longa jornada do mundo acadêmico, que começa a dividir os colegas pelos seus gostos e sonhos particulares.

 Particularmente eu tenho um apreço maior pelo Rádio, e algo que eu gostei no primeiro semestre, foi participar da equipe da Rádio Web Unifra. Tem sido uma experiência de extrema importância, pois é uma área que prendo seguir. Tem sido bem corrido fazer todas as cadeiras, mas ao final do semestre é muito satisfatório ver que não ficou nada para trás.

 Com isso, posso concluir que, com toda certeza do mundo, estou no rumo certo, pois frente às adversidades não pensei em desistir, muito pelo contrário, mudei minha rotina para me dedicar ainda mais. Bom, dito isso só tenho a agradecer aos professores que tiveram paciência (nem todos) comigo e aos colegas que colaboraram nos projetos e trabalhos, e que venha os próximos semestres”.

13553193_1038503776233449_2100309227_nJuliano Dutra

Introdução à Fotografia: Fotografia é algo que eu sempre gostei desde antes de entrar na graduação. As aulas acrescentaram muito no meu conhecimento em foto. Me dei muito bem com a professora Laura, fator esse que me fez ter interesse em entrar como voluntário no Núcleo de Fotografia e Memória. Pretendo, depois de formado, seguir na área de fotojornalismo.

Introdução ao Audiovisual: Assim como a fotografia, audiovisual é algo que me chama bastante a atenção. Nas aulas tive boas experiências no assunto, como por exemplo, a produção de uma crônica audiovisual.

Introdução ao Rádio: Rádio é algo que não me chamava muito atenção, mas isso era puro preconceito. Durante as quatro aulas de rádio, minhas impressões mudaram. Percebi que rádio é algo bacana e não está nada ultrapassado, como eu pensava antes.

Introdução ao Digital: Nunca pensei que produção de memes e gifs tivesse a ver com jornalismo, estava enganado. Duranta as aulas, o professor Mauricio mostrou que elementos assim são fundamentas não só no jornalismo, mas em qualquer produção de conteúdo na internet.

Sobre o autor:

Multijor

Multijor é o Laboratório de Jornalismo Multimídia do Curso de Jornalismo da Unifra. O laboratório é responsável pela produção de conteúdos digitais e pela gestão de mídias sociais.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *