Livro reúne trabalhos do curso de Arquitetura da Unifra


Por Gabriela Gabbi

 

Livro reúne trabalhos de alunos e professores do curso de Arquitetura.

Aconteceu na tarde de hoje, 14, às 16:30 no hall do prédio 14 do Centro Universitário Franciscano, o coquetel de lançamento do livro ‘’Arquitetura Efêmera no Centro Histórico de Barcelona’’, editado pela professora do curso de Arquitetura, Clarissa Pereira.

A publicação do livro foi feita pela Editora Unifra, e apresenta os resultados dos trabalhos realizados em 2013 na Fundação Enric Miralles (FEM) Barcelona – Espanha.
De acordo com Clarissa Pereira, a ideia do livro foi mostrar as visitas técnicas e informações sobre as viagens. A proposta é montar um exemplar de cada edição dos workshops que os alunos do curso de Arquitetura da UNIFRA participaram. Até então, foram três edições.
Na entrevista à ACS, Clarissa esclareceu alguns pontos sobre a realização deste projeto

Clarissa Pereira. Fotos: Larissa Billo/LABFEM

ACS – Na realização dos trabalhos, como foi o contraste entre a cultura brasileira e a cultura europeia?
Clarissa Pereira – Morei 9 anos em Barcelona, e a principal diferença que eu notei foi a independência dos europeus. Lá eles fazem todo o trabalho, para depois nós corrigirmos.  Esse foi um choque cultural, já na nossa cultura, os alunos precisam de mais assessoria.

ACS – Como surgiu a ideia da realização do livro?
CP – A Fundação Enric Miralles (FEM) há muito tempo vem fazendo workshops. Em todos os cursos que eles realizam, fazem um registro final. E como tem muitos trabalhos e muitos alunos, a iniciativa foi nossa, de juntar todo esse material e realizar o livro

ACS – Existiram dificuldades para a publicação?
CP – Nenhuma, foi super tranquilo e acessível.

ACS – Quantos professores participaram deste projeto?
CP – Foram três edições. Sempre são dois professores de cada vez. Eu participei três vezes e sempre outro professor acompanhou.

ACS –  O livro está disponível para venda?
CP– O livro não tem fins comerciais. O trabalho é acadêmico. A gente conseguiu viabilizar com o auxílio do curso de Arquitetura e com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). E juntamos com todos os alunos para fazermos a impressão, ficando um número de exemplares para cada um, fazendo doações para bibliotecas e cursos de Arquitetura. O curso de Arquitetura da UNIFRA é o único que tem convênio com a Fundação Enric Miralles.

ACS – Os alunos abraçaram a ideia com entusiasmo?

CP – Foi um trabalho maravilhoso de se fazer. Houve muito apoio dos alunos.

Por Gabriela Gabbi

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *