Mais de 300 TFGS mostram o curso de Jornalismo da Unifra


Por Agência CentralSul de Notícias

 

A linguagem jornalística, vitórias no esporte, tragédias que marcaram os últimos dez anos  em diferentes veículos de comunicação são algumas das temáticas que protagonizaram os Trabalhos Finais de Graduação do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano.  TV, rádio, jornais e revistas e web. Foram 332 TFGs entre 2006 e 2016.

Dentre os veículos abordados, os impressos, jornais e revistas, foram os que mais apareceram nos TFGs, num total de 96 trabalhos, o equivalente a 28,9% do todo. Depois dos impressos, os veículos de comunicação televisivos foram os mais abordados pelos alunos. Somam 74 trabalhos, que equivalem a 22,9% do total. Essa grande quantidade de trabalhos sobre um determinado veículo destaca-se desde a primeira turma. Em 2006, dos 31 TFGs apresentados, 11 eram sobre TV. Nos anos seguintes, o impresso reinou em primeiro lugar até 2014. Em 2015 e 2016 a web apareceu mais vezes.

Para quantificar os TFGs, eles foram divididos em subcategorias definidas em TV, rádio, impresso, cinema, rotinas produtivas, web, fotografia e outros (categorias diferenciadas). De todas estas, TV, rádio, impresso e cinema são as únicas que apareceram em todos os anos.

A categoria “outros” equivaleu a 11,2% do total. Nela foram inclusas análises comparativas, games (análise estética) e demais assuntos que não se enquadravam nas categorias. O ano de 2015 foi o único em que esta categoria não apareceu.

É sabido que veículos impressos, sejam eles jornais ou revistas, dependem muito das fotografias para cativar o leitor, deixar a matéria mais completa, etc. Porém, as fotografias no jornalismo da instituição não são estudadas com frequência. Ao todo, apenas oito trabalhos foram apresentados durante esses anos, o equivalente a 2,4%.

Outro ponto que vale destacar são os temas abordados em webjornalismo. Os alunos analisaram redes sociais, sites, blogs e também a internet como fonte para assessoria de imprensa.

Em 2017 novos  38 TFGs serão avaliados. Para saber as temáticas, acompanhe pelo https://lapecjor.wordpress.com/ , e onde também é possível encontrar os arquivos com as pesquisas monográficas dos formandos.

Por Larissa Essi, acadêmica do curso de Jornalismo

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *