Competições de Judô integram a Jesma 2018


Por Gabriela Gabbi

 

O Centro Desportivo Municipal será a Casa do Esporte em Santa Maria. (Foto: Arquivo/Prefeitura)

Os Jogos Escolares de Santa Maria (JESMA) 2018, incluem pela primeira vez na história, o Judô como modalidade a ser disputada entre os estudantes.

No próximo sábado, dia 25 de agosto, cerca de 200 estudantes de 34 escolas das redes pública e privada da cidade competirão em suas categorias no Centro Desportivo Municipal (CDM). O grande número de inscritos revela o interesse dos jovens pela modalidade em Santa Maria e como programas do Município e projetos sociais contribuíram para o crescimento do Judô.

Quatorze escolas da Rede Municipal de Ensino, nove instituições do Estado, 10 privadas e uma federal inscreveram os alunos. O grande número de escolas públicas participantes no Judô reflete, conforme o superintendente de Esporte e Lazer do Município, Givago Ribeiro, o incentivo dado pela Prefeitura por meio do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp). Projetos como o Mãos Dadas, do Santa Maria Judô – que revelou a atleta olímpica Maria Portela–, conseguem realizar aulas nas escolas da Rede Pública, incentivando crianças e adolescentes a praticar a modalidade.

“Conseguimos ver o resultado do Proesp (Projeto Esporte Brasil) no Município, principalmente no Judô. Essa modalidade tem um crescimento enorme em Santa Maria e o número de inscritos no Jesma mostra isso, lembrando que é por meio dos Jogos Escolares que estamos promovendo a base”, destacou o superintendente.

A competição no Judô ocorre no sábado. Serão três categorias no principal, tanto masculino quanto feminino: Sub-18; Sub-15; e Sub-13. Os atletas do Sub-11 e Sub-09, podem participar, mas estas duas categorias não somarão pontos para os resultados do Jesma.

As competições na modalidade ocorrerão a partir das 13h, no Centro Desportivo Municipal. A entrada é gratuita, mas é solicitada a doação de um kg de alimento não perecível. A organização é feita pela Prefeitura Municipal, com apoio da Liga Rio-grandense de Judô e do Santa Maria Judô.

 Fonte:  Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *