Patrono Valter Noal Filho lança obra na Feira do Livro


Por Gabriela Gabbi

 

Sérgio Faraco e Valter Noal Filho no sessão de autógrafos no lançamento do livro Francisco Ricardo – Uma tragédia esquecida. Crédito: Julie Brum/LABFEM

O crime que assassinou à queima-roupa o juiz e poeta Francisco Ricardo no ano de 1927, chocou a população em território nacional. Ricardo já fora transferido de seu trabalho duas vezes, pois era conhecido pela fama de cortejar mulheres comprometidas. O comerciante Pedro Beltrão que suspeitou da fidelidade de sua esposa, assassinou o juiz após flagrar os dois conversando na rua Ernesto Becker. A edição do livro Francisco Ricardo: uma tragédia esquecida, conta também com inúmeros poemas para celebrar aquilo que o levou a morte: o amor.

A tragédia foi rescontituída pelo escritor Sérgio Faraco e por Valter Noal Filho, patrono da Feira do Livro de Santa Maria – 45 anos. Indagado sobre as dificuldades de juntar documentos pelos anos passados do fato ocorrido, Valter afirmou ‘’que as dificuldades não foram maiores porque nós encontramos acervos importantes, que puderam alimentar a nossa pesquisa em Santa Maria. Encontramos muitos documentos cartoriais e também na imprensa. Outros jornais na cidade, foram fontes importantes para que pudéssemos compreender o que ocorreu na naquele dia de 1927.’’

A inspiração de contar essa história, surgiu a partir do autor Sérgio Faraco e sua grande curiosidade. Como os dois são grandes amigos, o escritor sabia que Valter pesquisava sobre a história de Santa Maria, então  começaram essa investigação, e originalmente era para fazerem um pequeno artigo e, considerando o volume e de dados que encontraram, acabou virando um livro.

O livro está disponível na Cesma e pode ser adquirido por R$32 ou pode ser comprado online neste link.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *