Santa Maria inova no transporte público


Por Gianmarco de Vargas

 

APP Urmob está disponível para Android e iOS

O aplicativo Urmob, desenvolvido pela i3 Tecnologia a pedido da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi apresentado ao público na última quarta-feira, dia 17, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria. O APP visa ajudar quem utiliza as linhas do transporte público para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O Urmob é uma inovação, pois é o primeiro aplicativo referente ao transporte coletivo do município. A ideia estava em desenvolvimento desde 2017, quando houve reajuste das tarifas e a prefeitura exigiu estudo e prazo para instalação de GPS nos veículos e de um programa virtual para os usuários.

O titular da secretaria de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, falou a respeito da importância do desenvolvimento deste aplicativo e das expectativas para os próximos anos. “O Urmob é um grande passo para o transporte público de Santa Maria. Além de possibilitar o acompanhamento em tempo real dos ônibus, promove segurança ao usuário, que evitará esperar em paradas pouco movimentadas”, afirma. O secretário informa outras medidas na área. “Planejamos que, até o final do ano, todas as linhas estejam disponíveis no programa. Também será permitido às pessoas que possam inserir seus pontos de partida e chegada, fazendo com que o sistema mostre o melhor caminho utilizando o transporte público”, diz.

A i3 Tecnologia conta com a participação dos usuários em comentários e feedbacks a respeito do software para melhorá-lo, conforme explica Cristiano Silveira, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo. “O Urmob utiliza a tecnologia ZELTS, plataforma de rastreamento veicular que a nossa empresa já desenvolve há anos”, informa. Ainda sobre as especificidades técnicas, ele explica: “Essa plataforma foi desenvolvida em C# e .net. Escolhemos essa linguagem porque somos Developer Partner da Microsoft e, também, por ser uma linguagem robusta e fácil de implementar, com integração completa com banco SQL Server”, reforça.

Produzido para as disciplinas de Jornalismo I e Jornalismo Digital I sob a orientação dos professores Sione Gomes e Maurício Dias

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *