Bate papo com fotógrafos de imprensa abre a I Semana do Curso de Jornalismo


Por Lavignea Witt

 

I Semana de Jornalismo começa com bate papo sobre fotografia de imprensa. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM.

O espaço colaborativo Co Arq, que fica no prédio 14 do Conjunto III da Universidade Franciscana, recebeu na noite de ontem, 26, o primeiro dia da I Semana do curso de Jornalismo. Com o tema ‘Fotografia’, o  final da tarde começou com coffee break e a exposição do Laboratório de Fotografia e Memória (LABFEM) ”O fotógrafo de imprensa”, que exibia as fotografias das alunas Thayane Rodrigues e Mariana Olhaberriet, com fotos dos seus projetos experimentais e de outras atividades. 

A noite seguiu com o bate papo ”A fotografia na reportagem”. Laura Fabrício, professora do curso de Jornalismo, conduziu a conversa com os convidados Fernando Ramos, Mark Braunstein e Gabriel Haesbaert. Fernando abriu o bate papo contando um pouco sobre sua carreira como jornalista, editor de fotografia e fotojornalista em grupos como a RBS Santa Maria. Ramos ainda destacou que um dos ‘segredos’ para garantir boas fotos é colocar o leitor dentro da cena da foto. ”Para se conseguir isso precisamos de prática e tempo, principalmente tempo”, declarou o jornalista. 

Fernando Ramos, Mark Brausntein e Gabriel Haesbaert contam sobre suas trajetórias na fotografia. Foto: Thayane Rodrigues/LABFEM.

Mark Braunstein também contou sobre sua trajetória no ramo, lembrando que herdou a paixão de seu avô, que tinha um estúdio fotográfico. Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana, trabalha atualmente como fotógrafo na Assessoria de Imprensa da própria instituição. Braunstein contou que está buscando oferecer um conteúdo diferente dos divulgados em jornais, com fotografias mais para o lado publicitário. Para ele, os melhores cliques são garantidos quando o profissional procura conhecer o seu público, buscando então as melhores maneiras de produzir as fotos. 

O final do bate papo ficou a cargo de Gabriel Haesbaert, egresso do curso de Jornalismo da UFN. Ele conta emocionado sobre o começo da sua carreira em fotografia, quando trabalhava de freelancer para garantir mais experiência na área. Atuou também no programa esportivo da Rádio UFN, ‘Titular da Rede’, lugar onde diz que começou sua paixão pela fotografia no esporte. Gabriel trabalha hoje como fotógrafo repórter no Diário de Santa Maria.

A I Semana co Curso de Jornalismo continua até o dia 30 de agosto e, nesta terça-feira, 27, irá promover o bate papo ”Estágios em Jornalismo”, com egressos da instituição.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *