Começa a campanha de atualização da caderneta de vacina contra o sarampo


Por Lavignea Witt

 

Campanha de atualização da caderneta de vacina contra o sarampo começa nesta segunda-feira, 7, em Santa Maria. Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria.

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, realiza, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, para descontinuar a circulação do vírus da doença. Por esse motivo, acontecerá a atualização da caderneta de vacina de forma seletiva, em duas etapas, nos meses de outubro e novembro. Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro. Já para o segundo grupo a imunização está prevista para iniciar no dia 18 de novembro e será direcionada para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

A priorização desses dois grupos se deve pela maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. Em Santa Maria, a Secretaria de Saúde reforça que não há registros de notificação de sarampo neste ano. Para as pessoas de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente também nas unidades.

Confira abaixo, o calendário de campanha de vacinação:

Para crianças de seis meses a menores de 5 anos

– De 7 a 25 de outubro

Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

– 19 de outubro

Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Para pessoas de 20 a 29 anos

– De 18 a 30 de novembro

Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

– 30 de novembro

Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *