Conferência municipal de cultura discute a produção de conteúdos para mídias sociais


Por Lavignea Witt

 

Acontece desde quarta-feira, 28, a Conferência Municipal de Cultura 2019. Promovido pela Prefeitura de Santa Maria, o evento proporciona espaço para debates, trocas de experiências, painéis, oficinas e palestras. A abertura ocorreu na última quarta-feira, com solenidade e três painéis que abordavam como tema o ‘Programa RS Criativo’. No início da tarde da última quinta-feira, 29, o Salão Azul do Conjunto I da Universidade franciscana, recebeu o professor dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual – PUC/RS, Eduardo Wannmacher.

Eduardo Wannmacher apresentando seu Workshop ”Produção de Conteúdos para Mídias Sociais”. Foto: Eduardo Camponogara/LABFEM.

Eduardo trouxe o Workshop ”Produção de Conteúdos para Mídias Sociais”, onde abordou produções audiovisuais do Brasil, para alavancar debates sobre como a produção de imagem está sendo pensada e feita. Durante a reunião, procurou trazer ao público dicas de como criar conteúdos para internet, como o YoutubeInstagram. ”Não importa o conteúdo postado, mas a experiência que esse conteúdo carrega — originalidade e criatividade”, explicou o palestrante.

Wannmacher citou muitos exemplos durante sua fala, como a personalidade americana do Youtube, Casey Neistat, que segundo o professor, é um ótimo criador de narrativas. Para Eduardo, o segredo para um conteúdo viralizar é envolver o espectador em histórias: ”O personagem é o conteúdo. Precisamos colocar a cara pra bater, usar o famoso ”Diy” (Do it yourself).” O final do Workshop foi de troca de ideias, advindas de uma atividade proposta pelo palestrante. O exercício criativo envolvia os participantes a se pensarem como empreendedores, para criar uma empresa que produzisse conteúdo para a internet. ”O que se deseja fazer? O que se deseja criar? Como eu posso me comunicar de uma forma interessante, criativa? Como chamar a atenção do público? É assim, com essas perguntas e respostas, que começamos a pensar como empreendedores de sucesso”, relatou. A atividade tinha como objetivo exercitar a relação: pessoa, marca, público e comunicação.

Público presente no Workshop, que ocorreu no Salão Azul do Conjunto I da UFN. Foto: Eduardo Camponogara/LABFEM.

A Conferência Municipal de Cultura 2019, vai até esta sexta-feira, 30. Confira a programação:

DIA 30 DE AGOSTO

14h –  Workshop “Elaboração e Planejamento de Projetos Culturais de Impacto”, com Alexandre Vargas, artista de teatro, empreendedor cultural, pesquisador e coordenador de empreendedorismo e inovação da PUC/RS, no programa do Governo do Estado, da Secretaria da Cultura, RS Criativo. Caravana RS Criativo – SEDAC e Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura

18h30 – Anúncio do resultado da eleição do CMPC-SM

19h –  Painel “Captação de Recursos – Concepções e Práticas”, Maria Aparecida Herok. Gestora da empresa Cida Cultural. Pedagoga pós-graduada em Administração e Organização Educacional/UNISINOS, Economia da Cultura/UFRGS e Gestão de Pessoas   pela Fundação Getúlio Vargas. Há mais de 30 anos atua na área cultural como produtora, curadora e gestora de Projetos Culturais

21h – Discussão e votação de moções de orientação ao CMPC.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *