Egressa e Professora de Jornalismo da UFN são premiadas em evento nacional


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Amanda Souza apresentado sua pesquisa no Intercom Nacional, em Belém. Foto arquivo pessoal.

A jornalista Amanda Souza vem colhendo frutos do seu Trabalho Final de Graduação, orientado pela professora Rosana Zucolo e apresentado em 2018. O artigo “A construção da cidadania feminina na Revista AzMina: um estudo de gênero”, de autoria de Amanda e Rosana, ficou em 2° lugar na premiação estudantil  Vera Giangrande, que comporta também trabalhos de recém-graduados. Amanda comemora a conquista: “Acredito que essas premiações sejam importantes pelo reconhecimento e valorização do trabalho acadêmico. Principalmente pelo momento atual de desmanche de nossas estruturas educacionais e a constante desvalorização dos cursos de ciências sociais e humanas. ”

O Prêmio foi disputado por cerca de 300 artigos apresentados no Intercom Nacional de 2018, em Joinville (SC), dos quais 40 foram selecionados para passar por uma banca virtual e, finalmente, três foram premiados. Os três estudos foram apresentados na primeira semana de setembro no Intercom Nacional de 2019, em Belém (Pará), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para a egressa Amanda Souza, que pretende seguir estudando e dar continuidade à carreira acadêmica: “A academia pode ser um local de pesquisas sólidas e palpáveis para o melhoramento e iniciativas reais na sociedade. Em especial, o campo do jornalismo enquanto agente social e cultural se destaca em pesquisas que surgiram nos últimos anos, de fomento aos estudos das diferenças, das representações e da ocupação do espaço público. Por isso, um curso de Comunicação como o da UFN que incentiva as alunas e alunos a seguirem tanto a carreira prática quanto a carreira acadêmica é de extrema riqueza para o contexto presente e para a construção de um futuro com acesso ao conhecimento, à educação e à informação.”

Ana Luiza Deicke participou do Intercom com pesquisa desenvolvida na UFN. Foto arquivo pessoal.

Já a acadêmica de Jornalismo Ana Luiza Deicke também viajou para o Congresso e apresentou a pesquisa “Aquecimento global: uma agenda necessária”, realizada na disciplina optativa de Jornalismo Ambiental, sob orientação da professora Carla Torres. Para a futura jornalista “Foi uma experiência incrível! Além de me atualizar sobre minha futura área de atuação, tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos com outros estudantes e professores podendo entender outras realidades. Com a apresentação do artigo, foi possível divulgar minha experiência ao realizar a pesquisa, obtendo contribuições satisfatórias para dar continuidade a ela.”

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *