Facebook e a interação com o torcedor do Sport Club Internacional


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Giulimar Machado. Foto: Denzel Valiente/LABFEM

O acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana, Giulimar Machado apresentou na noite da última quarta feira, 03 de julho, a sua pesquisa monográfica durante a XXI Jornada Científica do  Jornalismo. Giulimar analisa a interação do torcedor colorado com a página do Sport Club Internacional, de Porto Alegre (RS), no Facebook. O objetivo da sua pesquisa é avaliar e evidenciar como ocorre a interação do torcedor com o Facebook do Internacional, considerando as publicações e as estratégias midiáticas da Assessoria de Imprensa do clube, quando da Copa Libertadores da América 2019. A ídeia é observar e entender, desde o primeiro até o último jogo do clube dentro da competição, quais postagens atraem mais cliques, compartilhamento e comentários na rede social.

Segundo o acadêmico, a emergência nas redes sociais vem abrindo espaço para que o clube seja criador dos seus próprios conteúdo. A instituição está adotando uma forma de comunicação mais direta, com possibilidade de interação com seus torcedores, diferente dos meios tradicionais. Entre elas, o facebook que hoje conta com 130 milhões de usuários no Brasil – o terceiro país no ranking de utilizadores da rede, ficando atrás da Índia que lidera com 300 milhões, seguida pelos Estados Unidos com 210 milhões. Com esse notório aumento, clubes de futebol estão explorando essa rede para obter mais popularidade , e também aumentar a receita.

O Facebook funciona como um mural, no qual podem interagir por meio imagens, links, mensagens no perfil, ou no mural do amigo. Os clubes modernizaram sua comunicação,  traçando estratégias que os tragam seguidores e, para isso, é preciso entender o perfil do seu público.

Curiosidades

O acadêmico trouxe informações sobre o Sport Club Internacional. Poucas pessoas sabem, mas o clube carrega como segundo nome “Clube do Povo”, pois o intuito da sua  fundação no início do século XX,os times da cidade de Porto Alegre não aceitavam estrangeiros. Então, em 4 de abril de 1909 três membros da família Poppe, descendentes de italianos recém-chegados à capital gaúcha criaram o Sport Club Internacional, diferenciando-o das outras equipes, com o propósito de permitir participações de qualquer pessoa, independentemente da raça ou nacionalidade.

Por  Matheus Jardim Andrade para a disciplina de Jornalismo Científico

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *